Topo

Peres e Rueda vão depor sobre suspeita de fraude na eleição do Peixe

21/03/2018 18h14

O presidente do Santos, José Carlos Peres, e Andres Rueda, membro do Comitê de Gestão do clube, irão depor nesta quinta-feira, no 2º Distrito Policial da cidade de Santos sobre a suspeita de fraude na eleição nas urnas dez da Baixada Santista e cinco de São Paulo. O pleito aconteceu em 9 de dezembro do ano passado e Rueda foi candidato à presidência ao lado de seu então vice, José Renato Quaresma. Peres foi eleito ao lado de Orlando Rollo.

A suspeita recai sobre a ex-gestão do Santos, de Modesto Roma Júnior. Mais de 3 mil pessoas se associaram ao clube entre julho e novembro de 2016, prazo máximo para conseguirem votar na última eleição. À época, o clube alegou que o crescimento no número de associados não era possível de ser controlado. Após denúncia da ESPN Brasil, os candidatos à presidência entraram com um pedido de investigação no Ministério Público.

- Minha vitória nas urnas, de forma democrática, deixou evidente que o torcedor clamava por mais transparência. Deixou evidente que o verdadeiro santista não aguentava mais ver o clube como estava. E, eleitos, estamos promovendo no clube uma grande limpeza. É claro que isso incomoda e preocupa muitas pessoas. Por isso, uma de minhas grandes missões no Santos é garantir que todos os nossos passos sejam claros, responsáveis, de conhecimento público - disse o presidente Peres, ao site oficial do Santos.

- Será o primeiro depoimento. A expectativa é que seja apurado tudo o que foi colocado na imprensa na época, isso é fundamental para as futuras eleições - pontuou Rueda, em contato com o LANCE!.

Em nota, o Santos pondera ainda que "a apuração das urnas deixou evidente a grande diferença de votos para um candidato nas urnas em que votaram os associados que se associaram no fim do prazo cabível e, portanto, com menor tempo de contribuição. O grande número de votos destas duas urnas com relação às demais reforçou a suspeita de que nelas poderiam ter ocorrido algum tipo de fraude, como apontavam três dos quatro candidatos antes do dia 9 de dezembro". O candidato que mais recebeu votos nas urnas suspeitas foi Modesto.