Topo

Bebedor e vendedor: Aloisio Chulapa lança cerveja própria com dois estilos

Aloisio Chulapa em campanha publicitária - reprodução/Instagram
Aloisio Chulapa em campanha publicitária Imagem: reprodução/Instagram

22/03/2018 08h05

Aposentado dos campos desde dezembro do ano passado, Aloisio Chulapa decidiu entrar com tudo no mundo da cerveja - não somente como bebedor, mas agora também como homem de negócios. Aos 43 anos, o ex-atacante está lançando suas próprias geladas - ou "danones", como ele prefere chamar. A cerveja recebeu o nome de "Descubra" e será produzida em duas versões, nos estilos Pilsen e APA. A cervejaria Lands Craft-Beer, de Caxias do Sul (RS), foi responsável por propor o produto e vai produzi-lo. A novidade vai contar com distribuição por todo o Brasil e chegará em alguns bares no dia 2 de abril.

Aloisio e a Lands firmaram contrato de um ano. O acordo aconteceu no ano passado e, logo após o acerto, o ex-centroavante esteve na fábrica para conhecer o maquinário e ver como se produz uma cerveja. Em entrevista ao LANCE!, Aloisio conta que participou do processo de seleção dos estilos.

"Lançar essa cerveja está sendo uma experiência muito boa para mim. No começo, eu escolhi um tipo (o estilo Pilsen) entre dez opções. A empresa ficou responsável por escolher o outro tipo que seria produzido. Já bebi bonito as duas, estão uma delícia. Se o Chula gostou, o pessoal vai gostar. Quando eu quiser "danonar", vou juntar um tipo com o outro e tomar os dois juntos. Nem cavalo aguenta!", brincou Aloisio, em seguida soltando uma grande gargalhada.

Na cidade de São Paulo, dois bares já estão certos como pontos de venda da "Descubra": o Assim Assado Espetinhos e o Bar Piruna. Ainda sobre a capital paulista, há diversos outros bares interessados em vender a novidade e, em breve, novos pontos de venda deverão ser selados. Aloisio admite que assinar uma cerveja própria, com seu nome e caricatura no rótulo, era uma ideia distante. Porém, agora que ele ingressou neste meio, há a possibilidade de querer ampliar ainda mais seus negócios dentro do mundo cervejeiro.

"Eu não ficava pensando em ter uma cerveja própria, mas aí veio o convite da Lands e fiquei muito feliz. Sempre gostei de "danone" e desse nome, desde o dia que o Adriano Imperador me falou pela primeira vez: "Bora tomar um danone?". Gostei tanto que fui usando no dia a dia e na internet. Hoje é uma febre. Assim, graças a Deus veio essa homenagem de fazer uma cerveja do Chula. Será uma coisa muito legal poder vender uma cerveja com minha imagem para o Brasil todo. O primeiro passo é esse aí, é o "danone" do Chula. Depois, pode vir mais coisa. Primeiro, vamos ver se vai ser um sucesso. Mas pelo que eu estou recebendo de mensagem, de gente querendo vender, vai ser um sucesso sim", disse Aloisio, depois detalhando a origem do termo "danone".

"Isso surgiu na minha vida no dia que o Adriano foi contratado pelo São Paulo. Ele é meu camarada, já tínhamos jogado juntos na base do Flamengo. Acabando o treino, nós falamos: "Agora vamos lembrar nossos tempos de Flamengo, quando a gente morava na concentração e tudo era difícil". Aí o Adriano falou: "Vamos e tomando um danone". Eu devolvi: "Como é? Vamos tomar uma Skol, com colarinho". O Adriano só respondeu: "Esse aí é o danone"".

Atualmente Aloisio mora em Atalaia (AL), sua cidade natal, que fica a 48 quilômetros da capital do estado, Maceió. Em sua casa, o ex-atacante tem uma geladeira personalizada com as frases "super gelada!" e "amo danone!". Cerveja é algo que nunca faltou para Chulapa, nem mesmo nos tempos como jogador:

"Nós tomava mesmo (sic), não escondia de ninguém não. Até por isso a gente jogava. Já hoje os caras tomam suco e tem um monte que não joga bola".