Topo

Por maior proteção: Vasco pode ter Desábato como zagueiro no clássico

26/03/2018 15h23

Nos últimos jogos, a defesa do Vasco tem sido o ponto frágil da equipe. Contra o Botafogo - foram os dois últimos clássicos disputados pela equipe de Zé Ricardo - o sistema defensivo foi vazado cinco vezes, sendo três destes gols em bolas pelo alto, que vem sendo um tormento no decorrer da temporada. Até para mudar o quadro visando a semifinal do Campeonato Carioca, quinta-feira, contra o Fluminense, uma novidade pode ser a mudança de Desábato para a zaga, formando uma trinca de zagueiros.

O volante argentino - um dos nomes que mais agradaram o torcedor neste começo de clube - vem sendo testado por Zé Ricardo no setor no decorrer dos últimos treinos, junto com Paulão e Erazo. Além disso, Desábato já atuou como zagueiro nesta temporada: exatamente no clássico disputado contra o Fluminense, na Taça Rio, que terminou empatado em 0 a 0. E o argentino já se colocou à disposição do comandante cruz-maltino para o jogo de quinta-feira.

- Falei com o Zé Ricardo e comentei que estou acostumado a jogar assim, se ele necessitar de um zagueiro ou de alguém para sair de trás jogando. Mas, se ele optar desde o início por três zagueiros, a minha função é mesmo de volante - ressaltou Desábato, que costuma ser o responsável pela saída de bola e transição para o ataque, vindo buscar a bola entre a dupla de zaga do Vasco.

Além de maior proteção a defesa, o esquema com três zagueiros poderia ser uma resposta para o esquema tático adotado por Abel Braga no Fluminense, que também atua com uma trinca na defesa.

- Quando enfrentamos o Fluminense, jogamos da mesma maneira para tratar de equilibrar o meio-campo e ter o controle de bola. A posse de bola é fundamental para que eles não contra-ataquem. Jogamos muito bem com esse esquema. O Zé está buscando o melhor funcionamento - completou Desábato.