Topo

Brasileiros celebram vitória no Gatorade 5v5 e pensam no mundial

27/03/2018 12h48

O suor fez mágica e vai levar seis jovens brasileiros e seis jovens brasileiras para Barcelona, na Espanha. Os 12 atletas que irão representar o país na fase mundial da Gatorade 5v5 foram definidos no último domingo, em São Paulo, após a disputa da fase final. Cerca de 1.700 adolescentes, entre 14 e 16 anos, participaram do evento. Com sonhos muitas vezes comuns, sendo que o principal deles, é o de s tornar atleta profissional.

Além da capital paulista, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre receberam a competição que reuniu 288 times. E só sobraram dois. O "Tancredo Neves", formado por Leonardo Prado, Bruno Silva, Nicolas Bleinat, Jhonatan Oliveira, Fábio Lima e Gustavo Santana, e o "Em campo", formado por Jéssica Silva, Sabrina Martins, Isabela Matos, Maria Sipriano, Nicolle Sousa e Isabelle Monteiro.

- É uma sensação única. O Gatorade 5v5 é um campeonato difícil, muito disputado. Foi uma experiência única e muito legal, porque pude jogar com meus amigos de infância. Estudávamos na mesma escola, mas agora nem todos estão lá. Usamos o nome da escola ainda e pudemos mais uma vez jogar juntos. Foi muito legal - afirmou Fábio Lima, de 16 anos, autor dos três gols do seu time na final do campeonato.

E Fábio não defende apenas o Tancredo Neves. Com o sonho de ser atleta profissional, ele divide o tempo entre o futebol com os amigos, a escola e a base da Portuguesa.

- Começamos a treinar agora para o campeonato sub-17. Temos um time interessante na Portuguesa. Vamos treinar bastante para fazer o nosso melhor e a Portuguesa tem tradição em categorias de base - afirmou o jogador.

Além da Portuguesa, Fábio Lima também dividirá o tempo com a preparação para a fase mundial da Gatorade 5v5, que será disputado em maio. O Tancredo Neves e o Em Campo, farão uma preparação especial para o torneio mundial, com acompanhamento físico e técnico. Os times treinarão no Núcleo de Alto Rendimento, farão testes físicos e fisiológicos, inclusive o teste de suor, além de preparação técnicas nos Centos de Treinamento dos grandes clubes paulistas e na Granja Comary, o CT da Seleção Brasileira.

- É uma experiência para poucos. Não vimos nada ainda, mas a partir de segunda já vamos procurar saber tudo de Barcelona. Queremos curtir muito essa experiência - afirmou Fábio.

Se Fábio Lima brilhou na competição masculina, Jéssica Silva acabou se destacando na feminina. Atacante do sub-15 do Audax, time de Osasco, na Grande São Paulo, Jéssica, de 14 anos, virou goleira do Em Campo para o Gatorade 5v5. E pegou o pênalti que garantiu a passagem da sua equipe para Barcelona.

- Não fui bem no jogo, acabei vacilando nos dois gols sofridos, em bola que dava para eu pegar. Não foi uma adaptação fácil ir para o gol, mas estava segura. Nos pênaltis pensei que seria uma ótima chance de me redimir. E no fim deu tudo certo e a gente conseguiu esse título - afirmou Jéssica.

Mesmo com pouca idade, a goleira/atacante sabe que a Gatorade 5v5 é uma das chances de seguir o seu sonho de ser jogadora profissional:

- Sabemos que o futebol feminino tem pouco apoio então precisamos sempre agarrar as nossas oportunidades. Fizemos o nosso melhor e agora vamos nos preparar para Barcelona. Será um sonho vestir essa camisa representando o Brasil por lá. Estamos em Barcelona!

Além do caráter competitivo, a organização não se esqueceu do lado educacional. Durante todo o dia de competição, os jovens puderam fazer testes de habilidades e receberam orientação sobre a importância da alimentação e hidratação para a prática esportiva. Essa preparação é fundamental para a melhor performance, que os jovens buscam desde cedo.

- A Gatorade 5v5 é mais uma ação que a marca faz para fomentar o futebol. E nada mais gratificante do que organizar um torneio que tenha também um caráter educacional, pois é importante que jovens tenham mais conhecimento esportivo e de tudo que envolve a prática. É mostrar que, com toda a ciência por trás de Gatorade, as pessoas conseguem ir mais longe. Hidratação é um assunto fundamental que permeia todo o esporte e queremos trazer isso para todos - afirmou Taciana Ávila, diretora de Gatorade no Brasil.

A Gatorade 5v5 é disputada por mais de 3 mil times, com 20 países no masculino e cinco no feminino. A etapa mundial será disputa durante o fim de semana do clássico entre Barcelona e Real Madrid, em maio, no Camp Nou.