Topo

Da instabilidade à estabilidade: Bota, quando preciso, fez o jogo perfeito

29/03/2018 07h00

O Botafogo se concentrou e se preparou para o melhor do Flamengo. Se as alterações do rival não surtiram efeito, o problema... é do próprio Rubro-Negro. O Glorioso, em três dias, deixou para trás deficiências preocupantes, a instabilidade que fez bons momentos virarem lampejos e foi firme, estável durante os 96 minutos da semifinal do Campeonato Carioca. Por isso preenche o calendário com jogos nos dois próximos domingos.

E chegou à final estadual com um passo a passo que vale a pena ser refeito: ao fim da partida contra o Fluminense, quando a equipe perdeu levando gols de todo tipo, o grupo juntou os cacos. A cobrança foi forte. O próprio Rodrigo Lindoso admitiu, depois desta semifinal contra o Flamengo.

O segundo passo foi Alberto Valentim ceder e mexer na parte defensiva da equipe. A entrada de Carli, antecipada pelo L!, melhora o posicionamento coletivo, faz Igor Rabello crescer e deixa em campo um jogador com jogo aéreo comprovadamente qualificado. Fora a confiança e a liderança que o veterano passa a todos. A entrada de Renatinho, mais móvel que Marcos Vinícius, também foi boa, mas não tão importante quanto o argentino.

Quando a bola rolou, vimos o terceiro passo. Um 4-1-4-1 com organização e tudo o que não se viu em muitos dos clássicos anteriores: marcação com qualidade pelos lados e pela faixa central. E o tempo todo.

Tem explicação: Marcelo atrás, mais Rodrigo Lindoso e Renatinho alinhados deram uma aula de composição no meio-campo. Na direita, Marcinho e Luiz Fernando correram juntos. Na esquerda, Moisés e Valencia fizeram o mesmo. Aliás, os laterais alvinegros acertaram quase tudo que tentaram.

E tamanha dedicação na marcação obrigou o Flamengo a apelar para os cruzamentos. Foram incríveis 39 bolas alçadas na área, sem necessariamente ter um jogador em boa condição. Aliados à perfeição tática estavam a ótima noite técnica dos defensores e de Luiz Fernando. O desafio, agora, é fazer tantos méritos virarem rotina.

Botafogo teve força no meio-campo e nos lados do campo para vencer o Fla.