Topo

Tempo livre e treino no River Plate: Santos se prepara para Libertadores

29/03/2018 06h00

Após a eliminação no Campeonato Paulista, o Santos passou a trabalhar com um único pensamento: o jogo do dia 5 de abril quinta-feira, contra o Estudiantes, em Quilmes (ARG), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores, às 21h30. Contando esta quinta, restam sete dias para Jair Ventura planejar o jogo. A tendência é que durante o período de preparação o elenco receba ao menos uma folga, muito provavelmente no domingo. Embora não esteja 100% definido, o planejamento já está esboçado.

A viagem a Buenos Aires será na terça à tarde. O elenco dorme na capital argentina e treina no dia seguinte, quarta-feira, no CT de Ezeiza, do River Plate. Como a capital argentina fica a mais ou menos 20 quilômetros de Quilmes, a delegação só irá à província onde será disputado o jogo no dia da partida. O duelo acontece no Estádio Centenário. Do centro de Buenos Aires até o estádio são cerca de 40 minutos de trajeto de carro ou ônibus.

Antes do treino na Argentina, porém, a tendência é de que Jair já tenha decidido quem será o substituto de Gabriel, que recebeu dois cartões amarelos e foi expulso em jogo contra o Nacional (URU), no Pacaembu. Contra o Palmeiras, o treinador mandou a campo uma formação com quatro atacantes, algo que não deve se repetir na Libertadores com a ausência do camisa 10.

Mais do que evolução tática, a semana livre de jogos será importante também para o descanso e recuperação dos atletas. O garoto Rodrygo, de 17 anos, é um dos mais exaustos do elenco. O atacante Eduardo Sasha também sofreu com a maratona de jogos. O lateral-esquerdo Dodô, que fez grande partida contra o rival alviverde, por várias vezes aparentou estar com dores nas costas. Os três são titulares absolutos.

Com uma lesão muscular na coxa esquerda, o volante Léo Cittadini deve ser mais um desfalque do Peixe no jogo da próxima quinta, junto com Gabigol. Jean Mota, que entrou bem no clássico, Renato e Arthur Gomes são algumas das opções de Jair para montar o meio e o ataque da equipe sem as duas peças. O Estudiantes (ARG) é líder do grupo, com quatro pontos, um a mais que o Peixe, que assumirá a liderança em casa de vitória na partida.