Topo

Jonas: aniversário, 150 jogos pelo Benfica, goleador da Europa e prêmio

01/04/2018 19h26

Jonas completa 34 anos como o maior artilheiro das ligas europeias na temporada 2017/18. O domingo marca o aniversário do camisa 10 do Benfica, que comemora a data da melhor maneira possível. No sábado, foi o único a mexer no placar nos 2 a 0 sobre o Vitória de Guimarães e chegou aos 33 gols em 28 jogos pelo Campeonato Português. Justamente em sua partida de número 150 pelos Encarnados.

O atacante natural de Taiúva, no interior de São Paulo, segue como o único goleador que balançou as redes mais de 30 vezes nas principais ligas do Velho Continente. Mohamed Salah marcou um na virada do Liverpool sobre o Crystal Palace e Lionel Messi também deixou o dele no empate em 2 a 2 com o Sevilla. Assim, o egípcio chegou aos 29 gols em 31 jogos na Premier League e o argentino marcou o 26º em 29 partidas no Espanhol.

Messi agora tem companhia na casa dos 26. Com os três deste sábado, nos arrasadores 6 a 0 que o Bayern de Munique impôs ao Borussia Dortmund, o polonês Robert Lewandowski o alcançou após 26 partidas. Já o italiano Ciro Immobile precisou de 27 jogos: fez dois nos 6 a 2 contra o Benevento neste final de semana e também chegou aos 26 gols.

Ainda em março, Jonas ganhou pela terceira vez o troféu de Jogador de Futebol do Ano no Galardões Cosme Damião, uma premiação que o Benfica realiza para valorizar os profissionais de todas as modalidades. Na entrega, durante uma festa de gala realizada no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, o atacante chamou todos os companheiros ao palco para que recebessem a honra com ele.

- Boa noite a todos. Confesso que falar aqui é difícil. Fiz questão de chamar todos os meus companheiros para estarem aqui neste momento. Primeiro, quero agradecer a Deus por tudo o que estou vivendo no clube. Ter estes companheiros todos os dias no Seixal, nos jogos, fora de campo. Esta amizade me faz uma pessoa ainda mais feliz. Não estaria ganhando nenhum prêmio sem vocês. Acordo com uma ambição e com uma alegria inexplicável de dividir os treinos com todos. Nem nos meus maiores sonhos imaginava o que estou passando neste clube. Agradeço a todos de coração, a todo o staff e em especial a vocês, meus companheiros. Boa noite. E viva o Benfica! - disse Jonas.

Jonas soma 121 gols nos 150 jogos oficiais que disputou pelo Benfica, média de 0,81. Pela Liga de Portugal são 98 gols em 108 jogos, média de 0,91. O bom desempenho fez aumentar a identificação do atleta com o clube. Tanto que a TV Benfica produziu um documentário de quase uma hora com a família do artilheiro para contar a trajetória de vida da infância até a chegada ao Estádio da Luz.