Topo

Mantém a pegada! Após superação, Bota e Vasco iniciam final do Carioca

01/04/2018 08h00

O quase incompreensível regulamento do Campeonato Carioca permitiu que times não campeões de turno decidam quem será o rei do estado nesta temporada. Pois que assim seja: Botafogo e Vasco superaram graves adversidades internas nos últimos meses e chegaram com méritos aos duelos finais. Conheceremos o campeão a partir deste domingo, no Estádio Nilton Santos. O site do LANCE! transmitirá a partida em tempo real.

No caso do mandante desta tarde, a desconfiança da torcida já começou como reflexo do mau término do Brasileirão-2017. A eliminação precoce na Copa do Brasil deste ano, mais o fraco desempenho defensivo minavam a segurança num bom fim de torneio. Mas veio o duelo contra o Flamengo, na última quarta-feira, e o Glorioso impediu o Rubro-Negro de jogar.

- Essa é a identidade do Botafogo. Quando a gente perde (o jogo) é porque perdemos essa característica. A gente falou, antes da partida, que a nossa marcação começava lá na frente. Então o Brenner estava voltando, o Valencia estava marcando. Eu disse que a gente tinha que marcar com humildade, como time pequeno, e jogar como time grande. E foi o que fizemos. A conscientização e a entrega foram fundamentais para a vitória - recorda o goleiro Jefferson.

Já o Cruz-Maltino passou por um turbilhão eleitoral; o ex-presidente do clube, Eurico Miranda, chegou a declarar que não pagaria as passagens para a partida contra o Universidad Concepción (CHI), pela Libertadores e a temporada começou com uma debandada de jogadores importantes. Zé Ricardo juntou os limões que sobraram, fez uma limonada e o time superou expectativas iniciais.

- Surpreendemos muita gente, mas temos que dar sequência, e manter a concentração para não sermos surpreendidos. Não adianta chegarmos na final e não sermos campeões. O Botafogo tem jogadores de qualidade, vem crescendo. Fez um grande jogo contra o Flamengo e mereceu estar na final. Tem uma bola aérea muito boa. Temos que minimizar nossos erros - crê Giovanni Augusto.

Entre preto e branco, dois times que buscam manter a pegada que lhes fez finalistas. Carli, que voltou ao Botafogo no último jogo, espera duelos equilibrados neste e no próximo fim de semana.

- Vi o jogo do Vasco contra o Fluminense e foi muito intenso. Sem dúvida estão na final os melhores times do campeonato. Vai ser um grande jogo, estamos com muita vontade, muita fome de conseguir esse título - avisa o zagueiro.