Topo

Dedé surge como opção de Mano contra ex-clube pela Libertadores

03/04/2018 11h14

O zagueiro Dedé surge como uma opção para a zaga do Cruzeiro no confronto contra o Vasco, pela Libertadores, nesta quarta-feira, às 21:45, no Mineirão. Seguro e técnico, Dedé pode enfrentar o clube que deu visibilidade para o seu futebol no cenário nacional.

A defesa de Mano

Com a defesa contestada após a derrota para o Atlético Mineiro, no jogo de ida da final do Estadual, por 3 a 1, o técnico Mano Menezes volta a apostar no zagueiro. Sua solidez defensiva é elogiada tanto pelos torcedores quanto valorizada por seu treinador. Com cinco jogos feito esse ano, Dedé pode surgir como uma solução para a zaga cruzeirense, que ainda conta com jogadores como Léo, Marcelo Hermes e Manoel.

Histórico de lesões

Dedé chegou no Cruzeiro em 2013 e, desde então, não conseguiu se firmar no time titular. A sua qualidade técnica é inegável, porém o que lhe afastou da titularidade na Raposa foram suas seguidas lesões no joelho, que o afastaram, praticamente, por três anos do futebol.

Nos seus primeiros anos no Cruzeiro, Dedé conseguiu ter uma sequência de jogos. Em 2013, fez 35 jogos e marcou três gols. No ano seguinte, os números aumentaram: 46 jogos e cinco gols. Porém, ainda em 2014, o zagueiro sofreu uma séria lesão que até hoje reverbera no seu futebol.

O zagueiro lesionou, em 2014, os ligamentos do joelho direito. Apesar da lenta recuperação, Dedé conseguiu melhorar seu joelho, mas logo depois, foi constatado um edema ósseo no mesmo local. Isso fez com que Dedé passasse todo o ano de 2015 sem atuar um jogo sequer.

Em 2016, após longas passagens no departamento médico, voltou a entrar em campo. Só que mais uma vez teve um problema em seu joelho, agora uma fratura na patela. O Cruzeiro nunca desistiu do jogador, continuou investindo em sua recuperação, acreditando na sua qualidade dentro de campo.

Querendo voltar a atuar no ano de 2017, Dedé sofreu sua quarta lesão no joelho, só que agora no esquerdo: mais uma edema ósseo. Sua volta definitiva foi apena esse ano, no dia 24 de fevereiro de 2018.

Destaque vascaíno

O adversário é justamente o Vasco. Pelo clube carioca, Dedé despontou no futebol brasileiro, foram 160 jogos e 19 gols. No Vasco, jogou de 2009 a 2013 e conquistou a Copa do Brasil (2011). Ele foi um dos responsáveis pelas ótimas campanhas do Vasco na Libertadores de 2012 e no Brasileiro de 2011, quando o clube cruzmaltino ficou com a vice-colocação.