Topo

Para Tite ver! Liverpool pega o City em duelo de atacantes da Seleção

03/04/2018 17h06

Roberto Firmino e Gabriel Jesus brigam pelo posto de titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Rússia. Nesta quarta-feira, às 15h45 (de Brasília), no Anfield Road, os atacantes estarão em lados opostos, quando o Liverpool enfrentará o Manchester City no jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões. O duelo decidirá o time inglês classificado às semis.

No Liverpool, Roberto Firmino vem em excelente temporada ao lado de Salah e Mané. Por outro lado, Gabriel Jesus vem recuperando a forma física após ficar quase três meses fora se recuperando de lesão. Mas o ex-jogador do Palmeiras não perdeu o faro de gol: ele marcou no 1 a 0 sobre a Alemanha pela Seleção Brasileira e na vitória do City sobre o Everton, no sábado, por 3 a 1.

Questionado sobre o embate entre os dois atacantes brasileiros, Jürgen Klopp, comandante do Liverpool, deixou para Tite responder quem deverá ser titular da Seleção.

- Não acho que eles têm que provar nada, são jogadores de alto nível, cabe ao Tite decidir. Se esse for um jogo decisivo para que o Tite tome essa decisão, então é decisão do Tite. Mas não acho, acho os dois sensacionais e estão em ótima forma, mas não cabe a mim fazer essa comparação - afirmou Klopp, em entrevista coletiva nesta terça-feira.

Pep Guardiola, por sua vez, elogiou não apenas Salah, artilheiro da Premier League com incríveis 29 gols, o que o tornou o jogador africano que mais balançou as redes em uma só temporada na competição. O treinador do City fez questão de exaltar também Firmino e Mané.

- Em todo jogo, Salah cria muitas chances, mas nesta temporada o que os três têm feito na frente...O jeito como eles jogam, eles são clínicos em algumas bolas, eles punem os seus erros porque são muito diretos. Vamos tentar marcar gols e levar um bom resultado para Manchester - comentou.

O treinador do City falou ainda sobre a forma física de Gabriel Jesus, que será titular na vaga de Agüero, que ainda se recupera de lesão.

- Fisicamente, hoje é aniversário dele, ele fez 21 anos apenas, então ele não está cansado - declarou Guardiola, citando outros jovens do City que estão em alta na temporada, como Sané e Bernardo Silva:

- Estamos tão felizes com eles. É preciso experiência para se tornar um jogador melhor. Gabriel nunca jogou quartas de final de Liga dos Campeões na vida dele e está aqui. Por que eu deveria duvidar dele se ele jogou bem em outros momentos na temporada? E se ele não for bem, será um aprendizado para o futuro. Não me preocupo.

DUELO TAMBÉM FORA DE CAMPO

O treinadores também têm grande histórico de confrontos, que vêm desde a Bundesliga. Klopp era comandante do Borussia Dortmund, enquanto Guardiola estava à frente do Bayern de Munique. O retrospecto é favorável ao alemão.

- Eu nunca derrotei Pep Guardiola, foram minhas equipes. Esse retrospecto não é importante. Pep não está preocupado com isso e eu não sinto orgulhoso disso, o que aprendo é que as coisas são possíveis. Se pudermos ganhar dos melhores, isso é o que importa e acho que podemos, mas só se trabalharmos duro e de forma inteligente - disse Klopp.

O primeiro dos 12 duelos entre os dois foi na final da Supercopa da Alemanha em 2013. No total, são seis vitórias de Klopp e cinco de Guardiola, com um empate. No último embate, vitória do Liverpool por 4 a 3 em Anfield Road, em uma das melhores partidas da temporada. Na ocasião, os Reds quebraram a invencibilidade do Manchester City na Premier League.

- O que fizemos no jogo contra o City é o que temos que fazer de novo, temos que fazer coisas similares, dar nosso melhor. Sabemos o que temos que fazer, agora é conseguir fazer. É um grande jogo contra um dos melhores times da Europa. Não é coincidência estarmos nas quartas de final. Agora sabemos de novo que é possível e temos que fazer isso de novo, aproveitar o jogo em casa. Não conseguiremos definir tudo em 90 minutos, eles têm um goleiro, defesa, organização fantásticas. Precisamos usar os espaços, começar 100% na defesa e no ataque. Temos a mesma chance que eles, isso que faz o jogo ser interessante, nada está decidido.

CONFRONTO DE RENEGADOS DE MOURINHO

Fora de campo, Klopp e Guardiola roubam a cena. Mas os destaques do confronto entre Liverpool e Manchester City são Mohamed Salah e Kevin De Bruyne. Em lados opostos, a dupla poderia estar brilhando pela mesma equipe. No entanto, o destino cruzou-os com José Mourinho.

Quem lamenta profundamente são os torcedores do Chelsea. Tanto Salah quanto De Bruyne faziam parte do grupo dos Blues, mas o estilo de jogo não agradava Mourinho e a dupla acabou deixando Stamford Bridge em 2014. O egípcio foi emprestado à Fiorentina e depois parou na Roma. Já o belga foi para o Wolfsburg.

Salah tem 29 gols na Premier League e 38 na temporada. Por outro lado, De Bruyne, além de balançar as redes, é o grande garçom do Manchester City: são 15 assistências somente na Premier League.

- De Bruyne é o melhor exemplo e nos ajuda a ser um clube melhor, uma entidade melhor - disse Pep Guardiola.

- Se você só faz gol quando tudo está perfeito, você não consegue marcar 29 gols. É isso que faz dele um verdadeiro atacante - garantiu Klopp.