Topo

Palmeiras se recupera em clássicos e já venceu mais do que em 2017

06/04/2018 07h00

O Palmeiras terminou 2017 com o pior retrospecto nos clássicos de São Paulo, mas o início de 2018 está sendo diferente. Se na temporada passada o time conseguiu apenas três vitórias contra os principais rivais, no Paulistão já são quatro triunfos diante de Corinthians, São Paulo e Santos (este duas vezes).

Domingo, às 16h, o Verdão fará no Allianz Parque seu sétimo clássico no ano, este contra o Corinthians, valendo o título estadual - até agora, são quatro vitórias e duas derrotas, melhor retrospecto entre os grandes paulistas.

O Corinthians é o que fica mais próximo, com três vitórias, um empate e duas derrotas em 2018, enquanto o Santos venceu duas vezes, empatou uma e perdeu outras duas. O São Paulo é o pior no quesito: uma vitória e quatro derrotas em clássicos.

O Dérbi, que definirá o campeão paulista de 2018, foi decisivo para esta melhora alviverde nos grandes jogos. Na primeira fase, após vencer o Santos, o time teve uma atuação apática contra o maior rival na Arena Corinthians e acabou derrotado por 2 a 0. Os jogadores tiveram uma conversa para mudar a postura a partir disso.

- Naquele primeiro Dérbi a gente entrou bastante pilhado, alguns jogadores entraram bastante cobrados pelo resultado, e isso atrapalhou. Faltou competir, como estamos fazendo nesses últimos jogos. Pressionar na marcação, se manter no campo de ataque. Naquele jogo a gente não conseguiu fazer nada disso - relatou Marcos Rocha.

- Foi uma cobrança nossa depois daquele jogo, de que a gente iria mudar, e mudou. A qualidade técnica dos jogadores de frente vem fazendo a diferença - acrescentou.

Para a decisão de domingo, às 16h, no Allianz Parque, os ingressos estão esgotados. Se o Verdão conseguir, no mínimo, empatar a partida, conquistará seu 23º título paulista. Derrota por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis - gols marcados fora de casa não entram como critério de desempate.

Retrospecto dos rivais em clássicos de 2018:

Palmeiras: Quatro vitórias e duas derrotas (66,6% de aproveitamento)

Corinthians: Três vitórias, um empate e duas derrotas (55,5%)

Santos: Duas vitórias, um empate e duas derrotas (46,6%)

São Paulo: Uma vitória e quatro derrotas (20%)