Vale taça! City pode conquistar a Premier League se vencer o United

O dérbi de Manchester entre City e United neste sábado, às 13h30 (de Brasília), pela 33ª rodada do Campeonato Inglês, ganhou contornos decisivos. Líderes isolados da competição, os Citizens garantem o título com seis jogos de antecedência caso vençam o maior rival, no Etihad Stadium.

O Manchester City lidera com folga a Premier League, com 84 pontos, 16 a mais que o United. Ambos somam 31 jogos, uma vez que estiveram envolvidos com duelos da Copa da Inglaterra. Já o Liverpool, com uma partida a mais, soma 66, em terceiro.

Apesar da grande vantagem na tabela, o ambiente no Manchester City está estremecido. Isso porque na última quarta-feira, a equipe levou uma sapatada do Liverpool por 3 a 0, na ida das quartas de final da Liga dos Campeões. E o clássico contra o United é justamente entre os dois duelos contra os Reds.

O técnico Pep Guardiola não quis falar em festa caso a equipe conquiste antecipadamente o título em cima do rival. E garantiu que uma boa performance servirá como motivação para o duelo contra o Liverpool.

- Não vou responder a nenhuma pergunta sobre a festa do título. Estou focado no jogo e, se tudo correr bem, jogamos esta partida, apenas e só. É uma coincidência. Não nos preparamos para ganhar a liga quando o United viesse a nossa casa. O resultado vai nos ajudar na preparação mental para o jogo de terça-feira. São jogos importantíssimos separados por três dias - garantiu Pep Guardiola, em entrevista coletiva.

O treinador não adiantou a escalação do Manchester City e não sabe se terá à disposição o argentino Sergio Agüero, que já foi ausência contra o Liverpool. Caso não tenha condições físicas, Gabriel Jesus será escalado como titular.

O brasileiro teve atuação apagada no duelo das quartas de final da Liga dos Campeões. Mas Guardiola saiu em defesa do brasileiro.

- Ele é forte e sabe como gostamos dele, sabe que o apoiamos. Ele tem 21 anos, seu aniversário foi nesta semana antes do jogo. É a primeira vez que ele joga em Anfield, em seu primeiro de mata-mata de Liga dos Campeões. Você tem que viver essas situações, uma vez, duas vezes ou três vezes para se tornar melhor jogador. Sempre que é a primeira vez você sofre e da próxima vez ele estará melhor.

MOURINHO QUER GARANTIR O VICE

Diante de tamanha diferença para o City, José Mourinho é realista e sabe que o título é meta praticamente impossível no Manchester United. Diante dos fatos, o treinador quer assegurar o maior número de pontos possível para ficar em segundo no Inglês. Atualmente a briga é com o Liverpool, que tem dois pontos a menos na tabela e um jogo a mais.

- Minha motivação é terminar em segundo. Eu sigo com a motivação de ficar entre os quatro primeiros. Matematicamente, ainda não está garantida. É uma boa distância, mas não está garantida. Então, é o primeiro objetivo. Em termos práticos para a próxima temporada, terminar em segundo, terceiro ou quarto é exatamente a mesma coisa. Você não conquista o título, mas se classifica para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Mas eu prefiro terminar em terceiro do que em quarto, e em segundo do que em terceiro. Estivemos em segundo por muitos e muitos meses, é nosso objetivo lutar por isso, e precisamos de pontos. Meu objetivo para amanhã (sábado) é tentar conseguir pontos para ficar em segundo - disse Mourinho.

DÉRBI TAMBÉM MOVIMENTA A CIDADE DE LIVERPOOL

Não será apenas em Manchester que haverá um dérbi regional. Em Liverpool, os Reds visitam o Everton, às 8h30 (de Brasília), no Goodison Park. O técnico Jürgen Klopp ainda não sabe qual time mandará a campo.

O treinador terá que administrar o elenco às vésperas do jogo da volta das quartas de final da Liga dos Campeões. Na terça-feira, o Liverpool visita o Manchester City com a vantagem de 3 a 0 adquirida na ida.

Para o duelo contra o Everton, a expectativa é que Klopp não tenha Mohamed Salah, artilheiro da Premier League com 29 gols, que deixou o confronto contra os Citizens com dores. O treinador afirmou que só escalaria o egípcio se ele estiver 100%.

VEJA TODOS OS JOGOS DA 33ª RODADA DO INGLÊS

SÁBADO

08h30 - Everton x Liverpool

11h - Bournemouth x Crystal Palace

11h - Brighton x Huddersfield

11h - Leicester x Newcastle

11h - Stoke City x Tottenham

11h - Watford x Burnley

11h - West Bromwich x Swansea

13h30 - Manchester City x Manchester United

DOMINGO

10h15 - Arsenal x Southampton

12h30 - Chelsea x West Ham

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos