Carille iguala dupla e entra na lista dos maiores campeões do Corinthians

A conquista do Campeonato Paulista neste domingo sobre o Palmeiras, nos pênaltis, consagrou Fábio Carille como um dos técnicos mais vitoriosos da história do Corinthians. Em apenas 15 meses de trabalho, que fique registrado. O bi estadual foi o terceiro do treinador, que também conquistou o Brasileiro do ano passado. Em número de taças, ele igualou Oswaldo de Oliveira e Mano Menezes, dois grandes nomes da história recente do clube, e agora só está atrás de outros dois gigantes: Oswaldo Brandão e Tite.

A nova taça tem sabor especial para Carille por igualá-lo, pelo menos em número, a uma de suas grandes inspirações no futebol. Sempre que perguntado sobre sua trajetória no Corinthians, o treinador cita o trabalho implantado por Mano em 2008, que tem lastros até hoje, segundo o atual comandante. O atual treinador do Cruzeiro venceu a Série B do Brasileiro em 2008, o Paulista e a Copa do Brasil, em 2009. Mesmo número de conquistas de Oswaldo de Oliveira, porém este com mais peso: Paulista e Brasileiro em 99 e o primeiro Mundial em 2000.

Com contrato até o fim de 2019, podendo renovar por mais um ano, Carille agora fica a uma conquista de igualar o número de taças de um gigante na história do Corinthians. Treinador com maior número de jogos no comando do Timão (435), Oswaldo Brandão venceu dois Paulistas (1954 e 1977) e dois Rio São-Paulo (54 e 66). Ficou ainda mais marcado porque venceu o último título antes do jejum de 23 anos (54) e o que tirou o time da seca, em 77, considerado por muitos até hoje a maior conquista corintiana.

O recordista também tem participação especial na trajetória de Carille. Foi com Tite que o treinador do Corinthians consolidou-se no clube, auxiliando nas campanhas de seis títulos. O atual treinador da Seleção venceu dois Brasileiros (2011 e 2015), um Paulista (2013), a Recopa Sul-Americana (2013), Libertadores e Mundial (2012). Em todos, Carille estava na comissão técnica. Agora é ele quem comanda. Dá para chegar no mestre?

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos