Topo

Figueira supera Chape fora de casa e leva título do Catarinense

08/04/2018 18h24

O Figueirense levou a melhor na final inédita com a Chapecoense, na Arena Condá, e conquistou o seu 18º título no Campeonato Catarinense. O duelo decisivo, deste domingo, terminou em 2 a 0, para a equipe alvinegra. Gustavo Ferrareis marcou e Maikon Leite ampliou para o Furacão. Apesar de ter feito melhor campanha no Estadual, a Chape deixou escapar, em casa, o terceiro título consecutivo.

O jogo começou tenso. O time comandado por Gilson Kleina parecia perdido em campo. Os erros nas trocas de passe dificultavam a criação de jogadas da equipe alviverde. A desorganização da Chapecoense era nítida na primeira etapa. O Figueirense ganhou espaço, principalmente porque os jogadores do Verdão estavam confusos em relação ao posicionamento. Aos 13 minutos, ?Gustavo Ferrareis abriu o placar na Arena Condá. O meia chutou de longe e encobriu o goleiro Jandrei, que pulou mas não conseguiu evitar o gol. O Furacão marcava forte e com objetividade, arriscava. A postura do Figueira contribuiu para que a equipe alvinegra fosse para o intervalo sem levar gols.

A Chapecoense voltou para o segundo tempo com outro espírito. O Verdão reagiu e passou a pressionar o Alvinegro. Melhor ofensivamente, a Chape dominou o jogo e deu trabalho ao goleiro Denis. O Figueirense, por outro lado, recuou e tentou segurar a vantagem no marcador. A estratégia do Furacão era clara: contra-atacar. O Verdão não esperava o gol de Maikon Leite, aos 40 minutos. O atacante recebeu passe de André Luis e chutou por baixo de Jandrei, que nada pôde fazer. A reação da Chapecoense foi freada e o Furacão conseguiu segurar o bom resultado até o apito final.

Apesar de ter a disposição para a partida o árbitro de vídeo (VAR), o recurso não foi acionado nenhuma vez por Bráulio da Silva Machado, que apitou o jogo. Vale lembrar que os custos foram divididos entre os clubes e a Federação Catarinense de Futebol.

Chapecoense e Figueirense agora miram as atenções para o Campeonato Brasileiro. Na próxima sexta-feira, o Furacão estreia na Série B diante do Juventude. A partida será no estádio Orlando Scarpelli, às 21h30. Já Verdão enfrenta o Atlético-PR na primeira rodada da Série A, no domingo. O jogo às 19h, na Arena da Baixada.