Próximo do retorno, Fla programa conversa para renovar com Guerrero

Apesar do foco do Flamengo ser a reestruturação do departamento de futebol, com a contratação de um técnico e de um gerente de futebol, a diretoria planeja paralelamente acertar a renovação do vínculo do atacante Paolo Guerrero, que se encerra no dia 10 de agosto. O jogador, inclusive, já pode assinar um pré-contrato com outros clubes, mas ele não abriu negociações porque está com o foco de retornar a disputar a Copa do Mundo, na Rússia, pela selecção do Peru.

O agente de Guerrero está no Rio de Janeiro com o atacante para acompanhá-lo em compromissos pessoais, onde o atacante vai gravar uma campanha publicitária para o Peru. Assim, o Flamengo já estuda agendar uma reunião para oferecer a renovação. A negociação será tratada diretamente pelo CEO do clube, Fred Luz, e o diretor de futebol, Carlos Noval. Apesar de ainda não ter tido uma conversa oficial sobre a renovação, o Fla sabe que o atacante gostaria de um vínculo mais longo do que só até o final da temporada.

Paolo Guerrero não atua com a camisa do Flamengo desde novembro do ano passado, mas voltou a treinar no clube no último mês. Enquanto ficou proibido de usar as dependências do clube, o peruano manteve a forma na Argentina e chegou a ser sondado por clubes locais, como Racing e Boca Juniors. Contudo, oficialmente as negociações não andaram, porque o jogador espera uma decisão do Flamengo.

Contudo, Guerrero ainda pode ficar mais tempo longe do gramados. Inicialmente, o jogador foi suspenso por um ano, mas seus advogados recorreram a decisão e conseguiram baixar a suspensão para seis meses. Mesmo assim, a Agência Mundial Antidoping (Wada na sigla em inglês) pede desde de fevereiro que a suspensão de Guerrero seja de pelo menos um ano.

No fim deste mês, um pouco antes do fim da suspensão, o jogador irá a Suíça para prestar depoimento ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS, na sigla em francês). Lá, sairá a decisão se ele fica fora mais seis meses ou retorna ao gramados. Os advogados do peruano estão confiantes em que a pena será zerada de vez, o que praticamente garante o camisa 9 na Copa do Mundo.

Se zerar a suspensão, a volta do atacante pode acontecer já no dia 6 de maio, pelo Campeonato Brasileiro, diante do Internacional, na Ilha do Urubu. Pela Copa Libertadores, o atacante já poderá atuar no dia 16 de maio, contra o Emelec (EQU), no Rio de Janeiro, no primeiro jogo de portões abertos para a torcida, na competição continental.

Alheio ao novo julgamento, o Flamengo quer manter o jogador pro mais. Dentro da Gávea, Guerrero é visto como um bom profissional e de comportamento exemplar. Por isso, o clube quer prolongar esta vínculo e apostar que ele volte a ser o centroavante titular da equipe.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos