Topo

CAS marca audiência de Guerrero para 3 de maio, data final da pena

Guerrero segue impedido de atuar por ter sido flagrado em exame antidoping - Arnd Wiegmann/Reuters
Guerrero segue impedido de atuar por ter sido flagrado em exame antidoping Imagem: Arnd Wiegmann/Reuters

10/04/2018 14h30

Paolo Guerrero aguarda com ansiedade o dia 3 de maio, quando a suspensão de seis meses por doping chegará ao fim. A data ganhou mais importância para o atleta já que a Corte Arbitral do Esporte (CAS) marcou a audiência final do recurso do atacante do Flamengo para a mesma data.

A informação foi inicialmente publicada pelo jornal "O Globo". Agora, são dois os cenários possíveis. A defesa de Guerrero pede a absolvição total do atacante, liberando o peruano para defender o Flamengo de imediato - ele está inscrito na Copa Libertadores e tem contrato até 8 de agosto - e o colocando em condições de disputar o Mundial da Rússia por sua seleção.

No entanto, em março a Agência Mundial Antidoping (WADA) enviou apelação à Corte Arbitral do Esporte pedindo o aumento da pena de Paolo Guerrero para dois anos - período superior à primeira suspensão definida pela Fifa ao atleta, que depois, em dezembro, foi reduzida para seis meses.

Com a audiência marcada para o data final da suspensão de seis meses, não há mais chance do camisa 9 voltar a atuar pelo Rubro-Negro antes do previsto.

A demora para marcar a apresentação do recurso pedido pela defesa do peruano no mês de janeiro irritou os advogados de Guerrero. Na Gávea, enquanto a pena se aproximava do fim, a partir de fevereiro, o entendimento era de aguardar o dia 3 de maio sem expectativas de diminuição da pena.

O receio dos diretores e departamento jurídico é justamente o caso sofrer uma reviravolta já perto do fim, como a aceitação da apelação enviada pela WADA,