Após eliminações recentes, Sport busca a redenção no Brasileiro

  • Williams Aguiar/Sport Club do Recife

O Sport chega ao Campeonato Brasileiro com a moral baixa. Depois de ser eliminado pelo Central, nas semis do Pernambucano e pelo Ferroviário-CE na Copa do Brasil, o Leão aposta suas fichas no Brasileirão para tentar apagar o péssimo início de temporada. Com perdas significativas em seu elenco, tais como Diego Souza, Rithely e André, o Leão ainda não reforçou, suficientemente, o seu elenco para a competição. O Sport estreia contra o América Mineiro, fora de casa, neste domingo, às 11h.

Zebra e eliminação

O Sport fez boa campanha na fase de grupos do Campeonato Pernambucano. Com um dos elencos mais fortes da competição, o Leão terminou em terceiro colocado, com 17 pontos, garantindo a classificação para a fase eliminatória.

Nas quartas de final, atropelou um de seus maiores rivais, o Santa Cruz, por 3 a 0, com dois gols de Anselmo e um de Marlone. Na semifinal, porém, a zebra aconteceu. O Central venceu o Sport por 1 a 0, com gol de Leandro Costa e eliminou o Sport do Estadual.

Mais uma vez, zebra e eliminação

Na Copa do Brasil, venceu o Santos-AP com facilidade, fora de casa, por 2 a 1, com dois gols de Leandro Pereira. Na fase seguinte, o Sport decepcionou mais uma vez e foi desclassificado por um time de menor expressão. Em um jogo emocionante, o Sport vencia por 3 a 0, com gols de Anselmo, Fabrício e Marlone, até os 30 minutos do segundo tempo. A classificação parecia encaminhada, mas o Ferroviário conseguiu fazer três gols em 15 minutos e empatou o jogo. Nos pênaltis, vitória do Ferroviário por 6 a 5 e uma classificação inédita.

Destaques

Dentre os principais jogadores, Marlone desponta como a principal referência na parte ofensiva. Magrão, ídolo da história e um dos maiores jogadores da história do clube, vai passar por uma cirurgia no joelho e deve retornar durante a competição. O volante, Anselmo, teve boas participações no Estadual e surge como uma boa opção na marcação.

. Marlone

Após a saída de Diego Souza, Marlone assumiu o papel de principal jogador na criação e na parte ofensiva da equipe. Com mais responsabilidade, o talentoso meia tenta se firmar de vez no Sport. Sua primeira passagem pelo clube foi em 2015, quando fez 35 jogos e três gols. Retornou ao Sport nesta temporada, emprestado pelo Corinthians e está correspondendo as expectativas criadas ao seu redor. Em 15 jogos, já marcou cinco gols e é uma das principais referências técnicas do Sport para o Campeonato Brasileiro.

. Magrão

No Sport desde 2005, o goleiro Magrão é um dos maiores ídolos da história do Sport. Com 554 jogos pelo Leão, Magrão conquistou a COpa do Brasil de 2008, um dos maiores títulos do Leão. Referência para os jogadores mais novos, Magrão exerce o papel de líder dentro e fora de campo, porém, o goleiro sofreu uma lesão joelho e vai se submeter a uma artroscopia. Com isso, só deve voltar com a competição já em andamento.

. Anselmo

O meia chegou ao Sport em 2017 e nessa temporada vem sendo peça fundamental no esquema de Nelsinho Baptista. Anselmo foi um dos principais jogadores do Sport no Pernambucano. Já fez 13 partidas em 2018 e marcou cinco gols.

O que fez em 2018

Aproveitamento: 60% (7V, 6E e 2D)

Estadual: eliminado na semifinal

Copa do Brasil: eliminado na 2ª fase

Opinião

"Esse ano tem tudo para o Sport mostrar dificuldades de se manter na Serie A. Houve um desmantelamento da base do elenco, Diego Souza, Rithely e André saíram e não houve reposição de peças à altura. Tem o Marlone, que é um jogador de qualidade, que fez uma grande campanha pelo clube em 2015, mas ele sozinho não é capaz de dar conta.

O setor mais vulnerável do Sport, no momento, é o ataque. Porque só tem o Rogério, que desde que foi contratado do São Paulo, não mostrou um bom futebol. Foi um time que foi desmantelado, não teve peças de reposição e deve enfrentar grandes dificuldades no Campeonato Brasileiro"

Luana Ponsoni, repórter do Jornal do Commércio (PE)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos