Topo

Brasileirão-2018: Após sete anos na série B, Ceará busca se fixar na elite

Pedro Chaves/FCF
Imagem: Pedro Chaves/FCF

13/04/2018 07h00

Após sete anos na segunda divisão do Campeonato Brasileiro, o Ceará retornou à elite do futebol em 2018. Antes de começar definitivamente, a equipe cearense disputou o Estadual e a Copa do Brasil: o primeiro, o plantel alvinegro conseguiu levantar o título Estadual. Já no segundo parou na terceira fase, ao perder para o Atlético-PR. O time não têm muitas ambições em sua volta e busca se manter, mas está focado na competição.

A última vez que o clube disputou o Campeonato Brasileiro foi em 2011 e no ano anterior, em 2010, também havia atuado. O time cearense não fez campanha de encher os os olhos. Juntando os números, das respectivas temporadas, o aproveitamento foi de 37,5%.

PRIMEIRO DUELO

Já na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, o Ceará encarará o Santos, que ficou em terceiro lugar no ano passado. O jogo acontecerá, às 21h, no próximo sábado, dia 14 de abril, em que ocorre a abertura da competição.

TIME-BASE DO CEARÁ

O que fez em 2018

Aproveitamento: 71,43% (18V, 6E e 4D)

Cearense: campeão

Libertadores: não está na competição

Copa do Brasil: eliminado na terceira fase pelo Atlético-PR

Na primeira fase do Campeonato Cearense, o Ceará teve um aproveitamento de 70% dos pontos. Dos nove jogos, venceu seis, empatou um e perdeu somente dois. Com isso, o Vovô conseguiu se classificar para a fase seguinte, em que as seis melhores equipes disputaram a vaga para às semifinais do Estadual. Nele, o grupo teve um desenvolvimento melhor, com 73%: em cinco partidas, venceu 3, empatou duas e não perdeu. Ficando em primeiro lugar na classificação.

No confronto no mata-mata - disputado em dois jogos - a equipe alvinegra não teve problemas e venceu por 6 a 0 o Uniclinic, garantindo a classificação para a decisão. Na final, as duas melhores equipes se enfrentaram: Fortaleza e Ceará. Os dois embates foram bem equilibrados e disputados, mas melhor para a equipe do Vozão, que conquistou o 45º título na competição.

Na Copa do Brasil, a busca pela Libertadores acabou na terceira fase. O time foi eliminado pelo Atlético-PR, nos pênaltis, após grande da partida do clube cearense, na Arena Baixada e no Castelão. Antes deste confronto, havia enfrentado Brusque e Paysandu, ambos com vitória.

OPINIÃO:

O LANCE! procurou um dos setoristas do Ceará para fazer uma análise do clube no início da temporada nos jogos em que o time participou. Pelos relatos, a equipe cearense parece está concentrada e focada para fazer um bom Brasileirão, apesar da falta de recursos em comparação aos outros clubes.

"O Ceará tem um time regular, um elenco de bom número, mas que preocupa na hora das mudanças pela diferença de qualidade, principalmente, em relação às peças ofensivas", relatou Danilo Queiroz, da Tribuna Band News FM.

Apesar das dificuldades, o jornalista relatou também que a equipe conta com importantes jogadores, que podem fazer a diferença dentro de campo, destacando determinados atletas.

"Mas equipe conta no ataque com o atacante, de 19 anos, Arthur, que vive grande fase na carreira ao já ter marcado 16 gols na temporada. Já o setor de marcação é o mais forte. Richardson e Juninho são os atuais titulares, em que o primeiro apresenta excelente no desarme, mas um volante moderno e rápido, que puxa contra-ataques", complementou.