Topo

Jemerson completa 100 jogos pelo Monaco e relembra Ayrton Senna

13/04/2018 12h20

Vitórias, conquistas e parte de uma das fases mais vitoriosas da história do Monaco. Esse é o resumo dos 99 jogos do zagueiro Jemerson pelo time alvirrubro. O jogador, que chegou ao clube no final de janeiro de 2016, após se destacar no Atlético-MG, foi campeão francês, chegou à semifinal da Liga dos Campeões e já anotou quatro gols pela equipe. O choque de realidade na sua transferência do Brasil para o Principado, porém, ficou em segundo plano.

- Foi uma mudança completa de vida, mas fui tão bem recebido pelos jogadores, pelo clube e pela torcida que isso quase passou desapercebido. Claro que fica a saudade da família e dos amigos que moram no Brasil, mas a adaptação foi a melhor possível. Hoje me sinto em casa e muito feliz por poder chegar a uma marca tão expressiva de jogos por um clube gigante - ressaltou o camisa 5 dos rouge et blanc.

A memória afetiva com relação à cidade-estado, porém, vem de muito antes de jogar pelo clube, da infância, quando ouvia histórias sobre um grande ídolo brasileiro que fez história nas ruas estreitas do principado.

- Quando um brasileiro fala de Mônaco, logo vem à lembrança a Fórmula 1 e o Senna. Quando ele morreu, eu ainda era muito pequeno, não me lembro de ter visto corridas dele, mas cresci ouvindo histórias do que ele fazia nas pistas, especialmente aqui. Nunca imaginei que as ruas onde ele dava o seu show e corria a quase 300 km/h seria o meu caminho para o trabalho de todos os dias.

O defensor faz questão de ressaltar dois momentos importantes de sua passagem pela equipe monegasca, que conta com um aproveitamento de quase 70% dos pontos disputados quando esteve em campo.

- Acho que são dois fatos que mais marcaram. O primeiro é o título francês do ano passado. Foi uma conquista que poucos esperavam, mas ficamos na liderança mais de metade do campeonato e vencemos com todos méritos. O outro foi a Liga dos Campeões, também da temporada passada. Se as pessoas não colocavam fé que a gente iria ganhar o Francês, imagina chegar à semifinal da Champions, tirando City e Borussia Dortmund no mata-mata (risos). Foi um momento mágico para todos os jogadores que estavam aqui. Algo que nunca mais vamos esquecer e que mudou nossas vidas.

Já o plano mais imediato do zagueiro com a camisa vermelha e branca é o confronto do próximo domingo, quando completará seu 100º jogo pelo Monaco. O time enfrentará justamente o PSG, adversário do primeiro jogo de Jemerson pelo time titular principal do Monaco. A partida pode selar o título dos parisienses, algo que o jogador quer evitar, ao menos no domingo.

- Eu me lembro bem daquele jogo. O Jardim me colocou no time titular e foi meu primeiro jogo com o time principal, antes só tinha jogado com o reserva. A grande recordação daquele jogo é que ganhamos e foi um jogaço. Espero que a gente possa repetir a grande atuação que teve naquele dia e, quem sabe, ganhar dos caras. É praticamente inevitável que eles sejam campeões, mas que não seja em cima da gente (risos) - ressaltou.

O retrospecto de Jemerson diante do rival de domingo pela Ligue 1 é favorável: são duas vitórias, um empate e uma derrota. No geral, porém, o rival leva a melhor, com quatro vitórias contra duas dos monegascos com o zagueiro em campo.

- Nesses dois anos em que estou aqui, essa tem sido a grande rivalidade do futebol francês. Eles sempre com times fortes, formados por grandes estrelas, e nós com um time jovem e ambicioso, que quer vencer e conquistar tudo o que for possível. Tenho certeza que esse choque vai proporcionar outro grande jogo no domingo - afirmou.