Aguirre projeta Brasileirão do São Paulo e foca nos 12 primeiros jogos

O técnico Diego Aguirre tem a missão de guiar o São Paulo nas 38 rodadas do Campeonato Brasileiro, que começa na próxima segunda (16) para o Tricolor, em confronto com o Paraná. Depois de ter brigado contra o rebaixamento na temporada passada, a equipe do Morumbi ambiciona uma campanha digna de sua história na competição.

Além de ser o único tricampeão em sequência do futebol brasileiro, o São Paulo é o dono do melhor aproveitamento desde a implantação dos pontos corridos na Série A, em 2003. Ao todo, o Tricolor fez 590 jogos e somou 977 pontos, resultando em 55,2% dos pontos disputados.

Ciente da importância do torneio para os são-paulinos, o uruguaio espera que a equipe consiga bons resultados nas rodadas iniciais para não fazer sacrifícios no fim da competição, exatamente o que aconteceu no ano passado.

- Todos os jogos são decisivos. O Campeonato Brasileiro tem 38 jogos. É uma corrida longa. A exigência é a mesma em todos os jogos. Para terminar bem, temos que começar bem, então temos que ter essa responsabilidade de começar ganhando, gerando expectativa e que o time continue crescendo - disse o treinador em entrevista para o canal oficial do clube no Youtube.

Na 12ª rodada, o Campeonato Brasileiro será paralisado para a disputa da Copa do Mundo, na Rússia. Na visão de Aguirre, o São Paulo deve pensar na disputa no torneio em partes, sendo que a primeira delas vai até o início do Mundial. Isto tudo, claro, sem esquecer o restante do calendário. O Tricolor disputa a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana.

- A parada da Copa do Mundo. Primeiro temos que pensar até lá e depois no que vem após a Copa do Mundo. Temos que tentar fazer um bom começo de campeonato e temos que ter os primeiros 12 jogos como meta. Não podemos pensar além disso. Apenas focar nesse começo que precisa ser bom - cravou.

Confira os outros trechos da entrevista de Diego Aguirre:

Sobre as 38 rodadas

Temos que saber competir. Gosto de campeonatos longos, especialmente o Brasileiro que tem boas equipes e vários clubes candidatos ao título, então isso gera uma expectativa grande. Quero que o esteja São Paulo onde sempre merece.

Experiência no Brasileirão

Estou acostumado com a competição, sei o que vem pela frente e acredito que a minha experiência no futebol brasileiro anteriormente possa ser uma vantagem. Creio que seria mais difícil se esta fosse a minha primeira passagem pelo país.

Ainda sobre experiências passadas

Tive a sorte de ser jogador e disputar o Brasileiro e depois de ter treinado outras equipes, o Atlético-MG, o Inter. Eu já conheço a competição, a mentalidade, os campos, os estádios. Não tenho dificuldade para enfrentar essa competição porque estou acostumado e sei o que vem pela frente. Se fosse a primeira vez seria mais difícil, mas não é. Estou tranquilo com isso.

Dificuldades do calendário

Temos que saber administrar as cargas físicas, mentais e psicológicas. Acho que é uma coisa vital para os treinadores e considerar todo o calendário, não somente pensar jogo a jogo. As vezes para estar melhor você precisa tomar algumas precauções. Depois, obviamente, conseguir o funcionamento do time taticamente e futebolisticamente para ganhar.

Importância do Morumbi para o São Paulo

O Morumbi é um estádio histórico, emblemático e maravilhoso. Quando a torcida está apoiando é espetacular. Peço para a torcida para estar conosco. Temos que estar juntos para que o São Paulo volte ao lugar que precisa estar. Para isso, a torcida tem um papel muito importante.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos