Topo

Novo formato? Mundial de Clubes pode ter 24 times a partir de 2021

16/04/2018 18h59

Com o mesmo formato do Mundial de Clubes desde 2005 (e também na edição de 2000), a Fifa quer mudar a principal competição de times do mundo a partir de 2021. Conforme publicou o site do Globo Esporte, a entidade máxima do futebol apresentou ao Conselho da entidade um novo projeto. A tendência é que em junho, o martelo seja batido.

A Fifa quer que a competição conte com 24 times, contra sete que o formato atual conta. Para isso, porém, seria necessário a ampliação do número de datas disponíveis: hoje, o torneio dura em torno de dez dias. Seriam necessários um aumento para 18, aproximadamente, e seis. Atualmente, são dois estádios apenas.

A escolha dos times

A ideia da Fifa é colocar 12 dos 24 times partindo da Europa. Seriam escolhidos os quatro últimos campeões e vices da Liga Europa, além dos quatro últimos vencedores da Liga Europa. Na América do Sul, outras quatro equipes: as que conquistaram as últimas Libertadores - os campeões da Sul-Americana fariam um mata-mata para definir quem disputaria a repescagem contra o representante da Oceania.

Dois clubes da África, dois da Ásia e dois da Concacaf completam a lista, além de um time do país sede. A ideia é que as equipes sejam dividias em três grupos com oito times.