Topo

Time da terceira divisão enfrenta o PSG na decisão da Copa da França

19/04/2018 11h29

O pequeno Les Herbiers venceu o Chambly por 2 a 0, na última terça-feira e garantiu pela primeira vez uma vaga na decisão da Copa da França. A equipe da terceira divisão francesa enfrentará o Paris Saint-Germain, que venceu ontem o Caen por 3 a 1. A inédita decisão está marcada para o dia 8 de maio, Stade de France.

A campanha desde o início da Copa até a final foi recheada de surpresas. Nas oitavas de final, o time eliminou o Auxerre, vencendo por 3 a 0. Na fase seguinte, o empate em 0 a 0 no tempo normal, e a vitória por 4 a 2 nos pênaltis garantiu a classificação sobre o Lens. Atualmente o Les Herbies ocupa a nona colocação do Championnat National com oito vitórias, doze empates e nove derrotas.

A equipe comandada pelo francês Stéphane Masala, conta com 30 jogadores no elenco. E tem como goleador o atacante Kevin Rocheteau, que já marcou oito vezes nessa temporada, seguido pelo camisa 10 Ambroise Gboho, com seis gols anotados. O atleta que mais vezes entrou em campo nessa temporada é o capitão, Sébastien Flochon, foram 27 partidas disputadas, e em apenas uma o volante não começou como titular. O atual valor de mercado do Les Herbies é de 138 milhões de euros, aproximadamente 600 milhões de reais.

Fundado em 1979, o time manda seus jogos no Estádio Massabielle, que comporta apenas 5 mil torcedores e tem uma média de público de 1.401 telespectadores. Clube que já teve diversos nomes até se chamar Les Herbiers, como Alouette sportive, Les Herbiers Sports, Entente sportive herbretaise e Les Herbiers Vendée Football.

Antes de se classificar para a final da Copa da França, o Les Herbiers havia como o maior feito de sua história, além de torneios regionais do país, o vice-campeonato da quarta divisão da Liga Francesa, em 2015.