Peças-chave em clubes e com status diferentes na Seleção, Alisson e Firmino se enfrentam em semifinal

Nos últimos amistosos da Seleção Brasileira, o técnico Tite praticamente não fez experiências na equipe com jogadores que ainda buscam vaga na Rússia. Geromel, Rodrigo Caio, Taison, Willian José, Fred e outros foram praticamente coadjuvantes em treinos apenas. A ideia do técnico era tentar tirar conclusões de situações pontuais do time principal e observou Fernandinho em meio-de-campo mais consistente com Casemiro e Paulinho e uma formação mais ofensiva com Coutinho, Willian, Douglas Costa e Gabriel Jesus.

Em entrevistas, o treinador ainda deixa a entender que a disputa por vagas no time titular está aberta e cita Ederson e Firmino como ameaças às vagas de Alisson e Jesus. O goleiro titular e o atacante reserva vivem situações opostas e momentos parecidos.

A Roma chega à semifinal da Liga dos Campeões com uma espetacular virada sobre o Barcelona e também com os méritos de se classificar em primeiro lugar em um grupo que contava com Chelsea e Atlético de Madrid. No entanto, os italianos estão longe de terem os melhores números ou destaques individuais do torneio.

A Roma sofreu 12 gols e tem, ao lado do Real Madrid, a defesa mais vazada entre os semifinalistas. O detalhe é que todos os gols foram sofridos fora de casa. São 41 gols em 45 jogos na temporada inteira. Se os números não são os melhores, o status de Alisson é.

Responsável por salvar o time em vários momentos e garantir pontos importantes na Liga dos Campeões ou no Calcio, o goleiro fez surgirem especulações sobre seu destino no Real Madrid e no próprio Liverpool para a próxima temporada. Fala-se que uma transferência envolvendo o brasileiro poderia movimentar 70 milhões de euros (R$ 168 milhões na cotação atual), valor que seria o maior pago por um goleiro em toda a história.

- Vou esperar o fim da Copa do Mundo para conversar sobre isso, em respeito à Roma e aos meus companheiros - disse Alisson em entrevista recente ao Esporte Interativo.

Para o presidente romanista, James Palotea, o goleiro seguirá no clube por amor.

- Ele está sob contrato. Eu o amo. Eu nunca quis vendê-lo.

Vale lembrar que na Itália não existe multa rescisória e o clube é quem estipula o valor de um atleta. Por isso, a Roma pode dificultar ao máximo uma possível saída.

E FIRMINO?

Alisson é a segurança da Roma e peça intransferível da equipe, além de ser absoluto também na Seleção. Situação contrária à de Roberto Firmino.

A temporada do camisa 9 do Liverpool tem os seus melhores números da carreira. São 25 gols marcados e 14 assistências. No Hoffenheim, em 2013-14, Firmino havia marcado 22 vezes, número já superado pela temporada em andamento. O técnico Jurgen Klopp admitiu que o brasileiro de 26 anos vive seu melhor momento.

Na comparação direta com Gabriel Jesus, titular de Tite, Firmino leva vantagem. O atacante dos Reds jogou 3.657 minutos até aqui na temporada e precisa de 146 minutos em campo para fazer um gol e 261 minutos para conceder uma assistência. Em média, Firmino participa diretamente de um gol a cada 93 minutos pelo Liverpool.

Jesus passou parte da temporada com uma lesão no joelho esquerdo e divide espaço no ataque do Manchester City com Kun Aguero. Jogou 2.220 minutos, com 14 gols marcados e 5 assistências. Um gol a cada 158 minutos e uma assistência a cada 444. Jesus participa de um gol a cada 116 minutos que está em campo.

A vantagem que Gabriel leva são seus números na própria Seleção. com nove gols em 14 partidas, ele é o artilheiro da "Era Tite", enquanto Firmino só marcou uma vez em sete partidas (quatro como titular).

Após a convocação final de Tite, Firmino terá os treinos para mostrar que merece a vaga de Gabriel Jesus. Antes disso, vencer o inquestionável goleiro da Seleção pode ser o passo à frente do 9 dos Reds.

Liverpool e Roma fazem a primeira partida da semifinal da Liga dos Campeões nesta terça, às 15h45 (horário de Brasília), no Anfield. A volta acontecerá na semana seguinte, dia 2, quarta, em Roma, no mesmo horário.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos