Só dois jogadores foram titular em todos os jogos da Era Valentim

Ainda em busca de uma sequência de vitórias para um início positivo no Campeonato Brasileiro, o Botafogo tem necessitado dos garotos da base para montar uma equipe que tem sido assolada por lesões de todos os modos.

No sábado, o técnico Alberto Valentim completará 15 jogos à frente do Glorioso, em duelo contra o Grêmio, no Nilton Santos. E uma curiosidade: no período de pouco mais de dois meses no clube, o comandante só escalou dois jogadores em todos os 14 compromissos até aqui - somando Carioca, Sul-Americana e Brasileiro: o zagueiro Igor Rabello e meia-atacante Leo Valencia.

Com Valentim, Rabello já compôs dupla com Marcelo Benevenuto, em um primeiro momento, e, desde a semifinal do Estadual, contra o Flamengo, atua ao lado do experiente Carli. Já Valencia, homem das bolas paradas, virou peça importante agora pela ponta esquerda. Na estreia de Valentim, aliás, o chileno marcou o seu primeiro - e, até aqui, único - gol com a camisa alvinegra.

Valencia deixou a armação depois que Alberto optou pela barração de Rodrigo Pimpão contra o Vasco, ainda na Taça Rio. De lá para cá, o chileno tem seguido com a camisa 10, porém no setor que era ocupado por Pimpão. Não tem sido regular, inclusive teve um pequeno entrevero com o técnico na primeira partida da final carioca, mas segue com a titularidade intacta.

- Eu quero ter todos à disposição, quero quebrar a cabeça. É muito ruim quando o treinador não pode contar com jogadores por causa de lesões, sendo que apenas uma foi muscular, as outras foram de contato, pancada. Mas tenho que agradecer muito aos jogadores pela forma como entraram, a forma como têm procurado substituir jogadores importantes.

A base tem sido um recurso fundamental para o treinador, que não consegue repetir a escalação, uma filosofia do técnico, desde a partida contra o Nova Iguaçu, há 45 dias. Contra o Leão, por exemplo, seis jogadores da base terminaram a peleja.

- Poder atuar com seis jogadores da base (contra o Sport) representa muito, pois estamos realizando um sonho. Também ajuda na adaptação no time de cima - destacou Ezequiel, um dos seis garotos da base, elogiada por Valentim.

PRÓXIMO DESAFIO

Para o já citado duelo diante do Grêmio, a ser realizado pela 3ª rodada do Brasileirão, Valentim deve voltar a ter dois jogadores que são titulares e vinham sendo desfalques. São eles: Renatinho e Luiz Fernando - o primeiro, cabe destacar, treinou sem limitações na última terça-feira.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos