Topo

'Eu comprei Salah, não o vendi', diz Mourinho sobre astro do Liverpool

Rui Vieira/AFP
Imagem: Rui Vieira/AFP

26/04/2018 18h47

Apontado como o responsável pela saída do atacante Mohamed  Salah do Chelsea em 2016, o treinador José Mourinho se defendeu e culpou o clube de Londres pela saída do egípcio para a Roma. Contratado pelo Liverpool para esta temporada, o jogador de 25 anos é o artilheiro do Campeonato Inglês, com 31 gols, foi eleito o melhor jogador da Premier League e é um dos protagonistas dos mata-matas da Liga dos Campeões.

"É outra injustiça que se fala. As pessoas dizem que fui eu que vendi o Salah. Ao contrário. Fui eu que comprei o Salah", afirmou o treinador do Manchester United em entrevista à ESPN Brasil. "Fui eu que disse ao Chelsea comprar o Salah. Foi no meu tempo que o Salah veio para Chelsea, mas veio um menino fisicamente ainda não preparado, mentalmente ainda não preparado, social e culturalmente perdido. Foi tudo muito difícil para ele", completou o português.

Salah começou a carreira em 2010, pelo Al-Mokawloon, do seu país natal. Passou ainda pelo Basel, da Suíça, até chegar ao Chelsea, em 2014. Não rendeu e foi emprestado à Fiorentina e depois à Roma, que acabou o contratando em definitivo. Em meados do último ano, foi vendido para o Liverpool, pelo qual acumula 43 gols em 47 partidas.

A opção por ceder o egípcio a outro clube foi unânime, lembrou Mourinho. "Ele queria jogar mais, queria amadurecer", disse. "A decisão de emprestar foi coletiva, mas posteriormente a decisão de vender e utilizar para contratar outros jogadores não foi uma decisão minha. Mas, mesmo que fosse, no futebol tantas vezes nos equivocamos, tantas vezes os jogadores não se desenvolvem como esperamos. Nem considero erros, considero como ossos do ofício."

Apesar do "equívoco", o técnico do United mostrou-se feliz com o momento o jogador, mas aproveitou para se gabar de não ter levado gols dele nesta temporada. "Eu comprei Salah, não vendi Salah, mas não interessa. É um menino fantástico, e fico muito contente que tudo isso esteja acontecendo porque ele faz gols em todos, mas contra nós não marcou nenhum em dois jogos", finalizou Mourinho.