Topo

Fim das lesões: veja como São Paulo prepara Carneiro para estreia

27/04/2018 08h00

Enquanto Diego Souza e Tréllez não convencem a torcida como referências do ataque do São Paulo, a torcida tem exposto em redes sociais uma expectativa em relação a Gonzalo Carneiro, uruguaio canhoto de 1,91m anunciado pelo clube há três semanas. Mas a estreia do jogador só acontecerá depois de uma programação física particular estipulada pelo clube.

O atacante de 22 anos passa por um trabalho de aprimoramento físico e de reequilíbrio muscular. O foco das atividades é para que o atleta se livre de vez das dores no púbis que não o permitiram entrar em campo ainda nesta temporada, e a tendência é de que o novo camisa 19 tricolor entre em campo antes da parada da Copa do Mundo, em junho.

No momento, Gonzalo Carneiro não tem mais nenhuma lesão no púbis diagnosticada. Mas deixou de se exercitar somente no Reffis e começou nesta semana a fazer trabalhos físicos no gramado, ainda sob supervisão de fisioterapeutas. É um cronograma realizado sem pressa para que o uruguaio fique completamente sem dores.

A programação foi montada porque o São Paulo detectou um desequilíbrio muscular no jogador. Com isso, ele acaba forçando seu corpo de forma que alivia dores, mas que acaba gerando lesões que comprometem sua participação nas partidas. A ideia é que o atacante apresente todo o equilíbrio necessário antes de estrear, tornando-se mais presente e à disposição do técnico Diego Aguirre ao longo da temporada.

Não deve ser divulgada nenhum prazo para que Gonzalo Carneiro entre em campo, até para não antecipar etapas ou aumentar os riscos de uma lesão no futuro. Diante dos US$ 800 mil (aproximadamente R$ 3 milhões) desembolsados pelo São Paulo para adquirir 50% de seus direitos econômicos e tirar o uruguaio do Defensor, a própria diretoria aprova qualquer cautela para que o jogador vingue.

O São Paulo agilizou a regularização da documentação de Gonzalo Carneiro, já inscrito na Copa Sul-Americana e com o nome publicado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF para ser usado ainda neste semestre. O período de inscrição de atletas vindos do exterior acabou no último dia 16 e, depois desse prazo, o atacante só poderia atuar após a Copa do Mundo. Até por isso, o Tricolor não esperou o fim de seu contrato com o Defensor, em 31 de julho.

Gonzalo Carneiro apareceu no radar do São Paulo no fim do mês passado, o ex-zagueiro Diego Lugano, superintendente de relações institucionais do clube, buscou informações até em conversas particulares no Uruguai e constatou que se trata de uma das principais promessas do futebol do país atualmente. Aguirre também gostou do que viu e ouviu e, assim foi dado o aval para o atacante acertar vínculo até 31 de março de 2021 com o Tricolor.