Topo

Dérbi de Lisboa: Sporting e Benfica fazem duelo por vaga na Champions

04/05/2018 15h02

A temporada na Europa vai chegando ao fim e com ela, muitos campeonatos já vão se desenhando para o término neste fim de semana. Um deles é o Campeonato Português, que tem sua penúltima rodada começando nesta sexta-feira. No entanto a partida de maior importância acontece neste sábado, às 16h30 (horário de Brasília). Benfica e Sporting entram em campo para disputar o segundo lugar da competição.

Já que o título a essa altura é muito complicado, visto que o Porto está cinco pontos na frente das duas equipes, que tem 77, as águias e os leões lutam pela vice-liderança da competição, posição que dá vaga na fase eliminatória na Champions League da próxima temporada. Contudo, os dois times podem ter baixas para o grande clássico que acontece no José Alvalade, estádio do Sporting.

O time da casa ainda não sabe se poderá contar com o zagueiro Jeremy Mathieu para o clássico. O defensor francês ex-Barcelona ainda sente dores musculares e pode não atuar pelos leões no sábado. Por outro lado, o italiano Cristiano Piccini e o português Willian Carvalho foram liberados pelo departamento médico e podem jogar a partida que definirá o segundo colocado do torneio.

Sporting: Rui Patrício, Cristiano Piccini, Sebastián Coates, Fábio Coentrão, Rodrigo Battaglia, Willian Carvalho, Bruno Fernandes, Bryan Ruiz, Gelson Martins, Bas Dost e Marcos Acuña

Pelo lado do Benfica, atual segundo colocado da competição pelos critérios de desempate, os problemas são maiores. O lateral direito André Almeida ainda não se recuperou totalmente de uma lesão na coxa direita, Eduardo Salvio também não treinou durante a semana e Jonas ainda não tem presença confirmada devido a uma lombalgia. Com a lesão do lateral, o brasileiro Douglas pode assumir a vaga de titular.

Benfica: Bruno Varela, Douglas, Luisão, Rúben Dias, Álex Grimaldo, Andreas Samaris, Andrija Zivkovic, Pizzi, Rafa Silva, Raúl Jiménez e Franco Cervi.

No histórico de confrontos entre as equipes, o visitante leva vantagem. Ao todo, são 301 jogos, com 130 vitórias para o Benfica contra 108 triunfos para o Sporting, com 63 empates. O dérbi de Lisboa é um dos jogos mais aguardados do fim de semana na Europa e o vencedor encaminha vaga na Champions League, além de manter viva a esperança de título em caso de derrota do Porto.