Ex-diretor do Coritiba faz curso na CBF e elogia evolução da profissão

O passado do diretor executivo Alex Brasil no futebol está intimamente ligado às equipes do Sul do país. Com boas campanhas em Coritiba, Londrina e Paraná, o profissional aproveitou o momento longe dos bastidores dos gramados para se especializar em um curso de gestão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.

Em um novo momento em sua carreira, como ele mesmo define "mais focado e tranquilo", Alex se adiantou ao que, futuramente, deve ser uma obrigatoriedade para executivos de futebol, com a presença no curso da entidade. O próprio profissional, inclusive, elogia a evolução da função no esporte, que passou a ser tratada com maior responsabilidade pelos clubes.

- Atualmente, esse é um mercado muito competitivo. Pelo fato de a profissão não ser regulamentada ainda dá abertura para que profissionais de outras áreas, sem embasamento e preparação, ocupem essa função. Porém, estamos evoluindo, ainda que de forma gradual - comentou, antes de completar:

- Fora dos gramados, o caminho é estudar para aprimorar os conhecimentos, evoluir e ter um outro modo de enxergar o esporte quando retornar ao mercado, com uma cabeça ainda mais profissional e abraçando novas áreas da função.

No Sul do país, Alex trabalhou em clubes como o Londrina (garantindo dois acessos consecutivos, da Série D para a B e um título estadual), Paraná (com o título paranaense da segunda divisão) e Coritiba (também com um troféu no estado). Porém, para ele, a meta agora é explorar novos mercados, já que atuou apenas em um clube fora desse eixo no Brasil, o Paysandu (campeão paraense e da Copa Verde), em 2015/2016.

- O mercado do Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil se profissionalizou muito, e é uma das minhas metas assumir a gestão de um clube nessa região. Hoje vemos equipes estruturadas, e a participação dos clubes nordestinos, principalmente, nas Séries A e B do futebol brasileiro cresceu muito. Vejo como um caminho muito interessante - explicou Alex.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos