Topo

Guarani e Ponte Preta voltam a se enfrentar no dérbi após cinco anos

04/05/2018 16h56

O clássico mais antigo do estado de São Paulo volta a acontecer em divisões nacionais após cinco anos. Guarani e Ponte Preta se enfrentam neste sábado, às 19h, no Brinco de Ouro da Princesa, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro Série B. Com três pontos, o Bugre está em 14º na classificação, uma posição acima da Macaca, que apesar da mesma pontuação, perde no desempate pelo saldo de gols.

Depois de amargar três anos na terceira divisão, o Guarani comemora dois retornos: a volta para a Série B e o acesso à elite do Campeonato Paulista em 2018. A equipe defende um retrospecto de 66 vitórias contra 61 do rival. Após ser derrotado pelo Atlético-GO na última rodada, o técnico Umberto Louzer busca recuperação no dérbi campineiro.

- Dérbi é um campeonato dentro do outro. São dois jogos que fogem do campeonato. É uma oportunidade. Tivemos uma Série A2 excelente, aquela fase importante, mas para nós é oportunidade de marcar o nome na história do clube - disse o técnico do Bugre.

O treinador preparou duas novidades para o confronto. O zagueiro Edson Silva assumiu a posição de Philipe Maia, suspenso, enquanto Erik e Bruno Mendes reeditaram a dupla que fez tanto sucesso na conquista da Série A2, já que o atacante Caíque também não estará disponível para o duelo.

O volante Willian Oliveira, os meias Matheus Oliveira e Rafael Longuine e o atacante Kauê estão inscritos no BID e também estão à disposição. O provável Guarani deve ser escalado com: Bruno Brígido; Lenon, Edson Silva, Anderson Jesus, Kevin; Baraka, Ricardinho, Denner, Bruno Nazário; Erik e Bruno Mendes.

Já a Ponte Preta, que ocupa a 15ª colocação no Campeonato Brasileiro, vem de dois resultados negativos recentes. Pela Série B, foi derrotado dentro de casa para o Londrina, assim como na Copa do Brasil, onde viu o Flamengo deixar o Moisés Lucarelli como vencedor da partida.

O dérbi é visto como ponto de recuperação para a equipe e principalmente para o técnico Doriva que não venceu em seu retorno ao clube paulista. São quatro derrotas e depois empates em seis partidas. A cobrança já é refletida no treinador e nos jogadores, caso do volante André Dias, que revelou uma pressão maior para o clássico.

- Depois do jogo, a torcida já estava cobrando. É normal. Pediram para dar o sangue, como tem de ser todos os jogos, mais em um tom mais forte. Tem pressão, todo clássico tem isso - disse o atleta.

Precisando do resultado, Doriva fechou os últimos treinos antes do clássico e não deu pistas sobre a equipe que entrará em campo contra o Guarani. Caso repita as escalações usadas contra Londrina e Flamengo, a Macaca estará com: Ivan; Igor Vinícius, Reginaldo, Renan Fonseca, Marciel; Nathan, Paulinho, Tiago Real, Felippe Cardoso; André Luis, Danilo Barcelos.

FICHA TÉCNICA

GUARANI X PONTE PRETA

Estádio: Brinco de Ouro - Campinas - SP

Data/hora: 05/05/2018 às 19:00

?Árbitro: Leandro Pedro Vuaden - RS (CBF)

Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi e Jose Eduardo Calza

Provável Guarani: Bruno Brígido; Lenon, Edson Silva, Anderson Jesus, Kevin; Baraka, Ricardinho, Denner, Bruno Nazário; Erik e Bruno Mendes.

Provável Ponte Preta: Ivan; Igor Vinícius, Reginaldo, Renan Fonseca, Marciel; Nathan, Paulinho, Tiago Real, Felippe Cardoso; André Luis, Danilo Barcelos.