Real e Liverpool reeditam final de 1981: L! conta como foi última decisão

A final da Liga dos Campeões 2017/2018 será disputada entre Real Madrid e Liverpool, no próximo dia 26, em Kiev, Ucrânia. O confronto envolvendo as duas equipes marca o encontro dos times que mais vezes foram campeões pela competição europeia em seus respectivos países (cinco para os ingleses e 12 para os espanhóis). Decisão que se repete após 37 anos e juntas, as equipes somam 17 títulos na competição. Em 27 de maio de 1981, os Reds foram melhores e venceram por 1 a 0. Mas ao contrário daquela temporada, o vencedor das últimas duas edições da Liga entra como favorito: o Real pode ser o primeiro tricampeão desde 1974, 1975 e 1976.

A final entre Liverpool e Real Madrid em 1981 contou com pouco mais de 48 mil pessoas nas arquibancadas, do estádio Parc de Princes, em Paris. O duelo colocou frente a frente dois clubes enormes e vencedores. Comandado por Bob Paisley, os Reds tinham elenco superior com Ray Clemence, Phil Neal, Graeme Souness e Kenny Dalglish e haviam conquistado duas das últimas três edições da Liga (1976/77, 1977/78), enquanto que do outro lado, com uma equipe menos qualificada do que no período em que conquistou o pentacampeonato europeu nos anos 50, os merengues com Del Bosque, Camacho e Santillana entraram em campo contando com vontade e tradição.

Mesmo com a diferença técnica entre as equipes, o jogo foi equilibrado e disputado. A zaga do Real falhou em momento crucial da partida e, após erro do lateral Garcia Cortes, Alan Kennedy acertou um belo chute e marcou o primeiro e único gol da decisão para o Liverpool, apenas aos 37 minutos da etapa final. Após o gol sofrido, Agustín Rodríguez fez boas defesas para os espanhóis e impediu um placar mais amplo. O resultado garantiu o tricampeonato para os Reds e, com isso, o técnico Bob Paisley se tornou o primeiro a conquistar a Liga três vezes.

Foi a última vez que o Real Madrid perdeu uma final de Champions League, depois disso ganhou as seis decisões que disputou: 1998, 2000, 2002, 2014, 2016 e 2017. Enquanto o Liverpool conquistaria a taça mais duas vezes: 1984 e 2005. Perdendo ainda outras duas finais em 1985 e 2007.

Confira as equipes titulares que entraram em campo naquela decisão em 1981:

Liverpool: Clemence, Neal, A Kennedy, Thompson, R Kennedy, Hansen, Dalglish, Lee, Johnson, McDermott, Souness. Técnico: Bob Paisley

Real Madrid: Agustin, Garcia Cortes, Garcia Navajas, Sabido, Camacho, Del Bosque, Angel, Stielike, Juanito, Santillana, Cunningham. Técnico: Vujadin Boskov

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos