Topo

Acerta o pé! Botafogo é quem mais tem errado finalizações no Brasileiro

05/05/2018 08h05

No jogo de domingo, contra o Cruzeiro, no Mineirão, será fundamental que o Botafogo seja letal para que supere uma das equipes mais competitivas do país, embalada na Libertadores, embora, quando o assunto é Campeonato Brasileiro, ainda não tenha vencido. Para isso, precisará aprimorar um quesito que tem sido uma dor de cabeça: a finalização.

Até aqui, em três rodadas, o Botafogo é o time que mais vezes errou arremates na competição. Já são 29 chutes equivocados, o que dá uma média de 9,7 por partida, com a maioria sendo a 30 metros de distância - os números são do site "Footstats". Internacional, com 28, e Vitória, com 26, vêm sem seguida.

Quem mais tem errado no Glorioso é Matheus Fernandes, que, cabe destacar, tem sido titular e vem desempenhando um papel importante no meio-campo alvinegro. Até aqui, são sete finalizações do jovem, com seis erros - contra o Grêmio, aliás, passou perto, quando enfiou a bola na trave, em lance que poderia ser o do seu primeiro gol pelo clube que o revelou.

- Fico até brincando com meu pai que consegui dar uma assistência e mandei uma bola na trave. Acho que no próximo sai o gol. Minha obrigação é defender primeiro, mas se der brecha quem sabe sai um golzinho? - disse Matheus, em coletiva recente, admitindo que há ansiedade pelo feito.

Apesar da vitória contra o Grêmio, sábado último, Alberto Valentim foi questionado sobre a falta de pontaria nos jogos recentes. Ele não se esquivou na resposta e ratificou a busca pelo aperfeiçoamento.

- Ponto importante, precisamos melhorar nesse quesito, não só nele. Talvez eu tenha evidenciado mais. Falei após o jogo contra o Sport que ainda não tínhamos saído com o goleiro como melhor em campo - disse Valentim, após ver sua equipe criar bastante contra o Tricolor, na vitória por 2 a 1, mas ter um baixo aproveitamento nas tentativas contra o goleiro Paulo Victor.

NÚMEROS DO BOTAFOGO NO BRASILEIRO

Chutes certos: 11 (3,7 por jogo)

Chutes errados: 29 (9,7 por jogo)

Gols feitos: 4

Gols levados: 3