Topo

Confira o que ainda está em disputa nas principais ligas da Europa

07/05/2018 19h45

As principais ligas nacionais da Europa vão chegando ao fim este mês, com a maioria delas com os campeões já definidos. No último final de semana, o Porto conquistou o título do Campeonato Português e a Juventus está muito perto de ficar com o título italiano. Porém, ainda tem muitas coisas em jogo nos últimos jogos desses campeonatos, como vagas para as Ligas dos Campeões e Liga Europa, além da briga contra o rebaixamento. Veja o que ainda está em disputa.

Campeonato Inglês

Com uma campanha avassaladora, o Manchester City foi campeão da Premier League com quatro rodadas de antecedência. Faltando uma para o fim da competição, ainda há disputa por vagas nas competições continentais.

City e United, os dois primeiros colocados, já estão garantidos na Liga dos Campeões. Três times brigam pelas outros duas vagas: Liverpool (em terceiro, com 72 pontos), Tottenham (em quarto, com 71 pontos) e Chelsea (em quinto, com 69 pontos). Em sexto, o Arsenal já está garantido na Liga Europa.Na última rodada, que será realizada neste domingo, os Reds encaram o Brighton em casa, enquanto o Tottenham recebe o Leicester. Já os Blues visitam o Newcastle.

Na parte de baixo da tabela, o Stoke City já está rebaixado. O West Bromwich e o Swansea, que completam a zona da degola, ainda têm chances de evitar a queda.

Campeonato Espanhol

Ainda invicto na competição, o Barcelona garantiu o título na 35ª rodada. Faltando duas para o fim do campeonato, as quatro vagas para a Liga dos Campeões já estão definidas com Barça, Atlético de Madrid, Real Madrid e Valencia.

O Betis já está garantido na Liga Europa. A outra vaga está perto do Villarreal (sexto, com 57 pontos). Porém, Getafe (sétimo, com 52 pontos) também tem chances.

A zona de rebaixamento já está definida. Caíram La Coruña, Las Palmas e Málaga.

Campeonato Alemão

O Bayern de Munique foi campeão alemão com cinco rodada de antecedência. Falta apenas uma para o fim da competição, a briga está quente pela última vaga para a Liga dos Campeões. Hoffenheim (quarto, com 52 pontos), Bayer Leverkusen (quinto, com 52 pontos) e Leipzig (sexto, com 50 pontos) estão na disputa.

Quem sobrar da disputa pela vaga na Champions pode ficar com as vagas na Liga Europa. Eintracht Frankfurt, Stuttgart e Borussia Mönchengladbach também têm chances de ir para esta competição europeia.

Na parte de baixo da tabela, Colônia e Hamburgo já estão rebaixados. Abrindo a zona da degola, o Wolfsburg ainda tem chance de escapar. O Freiburg está ameaçado.

Campeonato Italiano

Faltando duas rodadas para terminar o Italiano, a Juventus é virtualmente campeã com seis pontos à frente do Napoli. Na briga pelas últimas duas vagas para Liga dos Campeões estão Roma (terceiro, com 73 pontos), Lazio (quarto, com 71 pontos) e Inter de Milão (quinto, com 69 pontos).

Em sexto, com 60 pontos, o Milan vai ficando com a última vaga na Liga Europa. Porém, Atalanta (em sétimo, com 59 pontos), Fiorentina (oitavo, com 57 pontos) e Sampdoria (nono, com 54 pontos) também tem chances.

Na parte de baixo da tabela, Benevento e Hellas Verona já estão rebaixados. A última vaga vai sendo ocupada pelo Cagliari (18º colocado, com 33 pontos). Porém, Chievo, Crotone, Udinese e SPAL vem logo acima e estão ameaçados.

Campeonato Francês

O PSG foi campeão francês com cinco rodadas de antecedência. Faltando duas para o fim do campeonato, três times brigam por duas vagas restantes para a Liga dos Campeões: Lyon (segundo, com 75 pontos), Monaco (terceiro, com 74 pontos) e Olympique de Marselha (quarto, com 73 pontos. Quem sobrar dessa disputa fica com a classificação para a Liga Europa.

Na parte de baixo da tabela, o Metz já está rebaixado. Completam a zona da degola Troyes (19º, com 32 pontos) e Toulouse (18º, com 34 pontos). Porém, eles ainda têm chances de escapar, já que Strasbourg (35 pontos), Lille (35 pontos) e Caen (37 pontos) vêm logo acima.

Campeonato Português

O Porto conquistou o campeonato nacional no último final de semana. Faltando uma rodada para o fim da competição, três times brigam por uma vaga para a Liga dos Campeões: Benfica (segundo, com 78 pontos), Sporting (terceiro, com 78 pontos) e Braga (quarto, com 75 pontos). Quem sobrar da disputa fica com as duas vagas para a Liga Europa.

Estoril e Vitória de Setúbal estão na zona de rebaixamento, ambos com 29 pontos. Porém, ainda têm chances de escapar, já que Paços de Ferreira (30 pontos), Feirense (3 pontos) e Moreirense (32 pontos) estão logo acima e ameaçados.