Ex-jogadores denunciam racismo na base do Chelsea nos anos 1980 e 1990

  • Clive Mason/Getty Images

Os bastidores do Chelsea ganharam contornos polêmicos. Segundo a "Sky Sports", sete ex-jogadores das categorias de base nos anos 80 e 90 acusam os ex-treinadores Gwyn Williams e Graham Rix de racismo, revelando que eram comuns treinos em que as equipes eram separados por etnias, com negros enfrentando os brancos.

Quatro destes ex-atletas já teriam entrado com processo e os outros três já acionaram seus advogados. O caso deixou o Chelsea exposto pelos rumores de que havia uma cultura de abusos racistas e bullying no clube.

Williams foi peça-chave nas categorias de base dos Blues por 25 anos. Por outro lado, contra Rix pesa também a acusação de que ele teria atirado um copo de café quente no rosto de um jogador negro, que afirma que sua confiança ficou comprometida por conta dos abusos. Todos os ex-atletas citam palavras discriminatórias que teriam sido proferidas pelos ex-treinadores por anos.

"O abuso era constante. Ele me disse uma vez: 'O que você vai fazer se não virar jogador de futebol? Vai sair assaltando velhinhas?'", revelou um dos ex-atletas.

A dupla, que é defendida pelo mesmo advogado, nega as acusações. No entanto, dois ex-jogadores brancos do Chelsea, Gary Baker e Grant Lunn, defenderam os antigos colegas e confirmaram a versão sobre a conduta racista dos comandantes.

"Lembro como isso afetou alguns. Um dos companheiros era repetidamente chamado de nomes racistas por Williams, e quando estávamos sozinhos ele me confidenciava e dizia o quanto odiava a forma como estava sendo tratado, os nomes pelos quais era chamado e como ele era discriminado repetidamente por causa de sua cor. Ninguém tinha apoio ou forma de desafiar isso. Eles tinham que lidar e aceitar isso ou virariam cartas marcadas. Isso não era certo, e está claro agora. Nós provavelmente não percebíamos lá atrás o quão errado isso era", declarou Grant Lunn, ao "The Guardian".

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos