Vinícius Júnior completa um ano de profissional e se torna absoluto no Fla

  • AP Photo/Dolores Ochoa

O jogador de 45 milhões de euros (cerca de R$ 154 milhões) faz aniversário nos profissionais. Neste domingo, dia 13 de maio, Vinícius Júnior completa exatos um ano de seu primeiro jogo como profissional pelo Flamengo. E passado esse período, o jovem camisa 20 é jogador-chave do elenco rubro-negro, após a saída de Everton, para o São Paulo. E diante da Chapecoense, as 16h, na Arena Condá, ele é a esperança para representar o bom futebol que o Fla pode oferecer ao seu torcedor e manter a equipe na ponta do Brasileiro.

Um ano atrás, o garoto entrava em campo, após pedidos da torcida, no Maracanã, diante do Atlético-MG. A estreia foi discreta. Foram poucoas minutos. Os jogos seguintes, igualmente. Questionado em certos momentos, Vinícius não deixou as críticas o abalarem. Ele sabia que seria cobrado. Afinal, foi vendido ao Real Madrid (ESP), por cifras milionárias, dez dias após seu primeiro jogo. O que mudou nesse período? O jovem de 17 anos não sabe explicar também.

"Acho que mudou apenas a exposição por eu estar no profissional, porque a alegria de jogar é a mesma e o meu jeito de encarar o futebol também não mudou. Graças a Deus, sempre tive uma estrutura familiar muito boa, que me possibilita focar apenas no trabalho, no que tenho que fazer dentro de campo", afirmou exclusivo ao Lance!, completando: "As coisas aconteceram naturalmente e estou muito feliz por ter chegado até aqui. Sempre foi um sonho jogar no time de cima do Flamengo", disse.

A joia está dando seu cartão de visitas em 2018. É o artilheiro da equipe na temporada com oito gols, em 22 jogos. É o jogador que mais deu assistências para gols dos companheiros. Se existia algum questionamento, eles começam a ir por água abaixo com as boas apresentações. Desde o ano passado, Vinícius foi uma espécie de décimo-segundo jogador. Entrava na maioria dos jogos. Ao todo, no seu ano de estreia, com 17 recém-completados, foram 37 partidas e quatro gols.

E de lá para cá, o camisa 20, xodó da torcida rubro-negra (ao lado de Lucas Paquetá) amadureceu. E faz valer a premissa que é bradada pela diretoria, torcida e tudo que envolve o Flamengo: "craque a gente faz em casa".

"A evolução e o amadurecimento viriam com uma maior sequência de jogos, o que tenho conseguido com o passar do tempo. Já tenho quase 60 jogos como profissional do Flamengo, sendo 20 como titular. E tenho me sentido cada vez mais à vontade no dia a dia. Meus companheiros têm me ajudado bastante, o que tem sido fundamental para o meu desenvolvimento", celebrou.

Se depender do bom momento de Vinícius, a Chapecoense que se cuide. O jovem já foi decisivo em 2018 e quer ainda mais. Em junho, completa 18 anos e vai assinar o vínculo de cinco temporadas com o Real. Mas por enquanto, ele está defendendo o Flamengo. Pior para os rivais.

VIAGEM ACONTECE NA COPA DO MUNDO

Com a pausa nas competições no próximo mês para a Copa do Mundo, Vinícius Júnior irá aproveitar, junto com os familiares, para conhecer a estrutura do Real Madrid. A viagem está agendada para o final de junho, durante o Mundial. No dia 12 de julho, o jovem completa 18 anos e vai assinar o vínculo de cinco anos com o clube espanhol.

A decisão de seguir ou não no Rubro-Negro por mais um ano está nas mãos do jovem. O Flamengo já conversou com o atleta para a manutenção por mais uma temporada. O Real Madrid não se opões, porque acredita que jogar por dois anos nos profissionais do Fla, servirá para um grande amadurecimento.

A ideia do clube merengue não é utilizar Vinícius na equipe B e sim no time principal, sob o comando de Zinedine Zidane. Por isso, mais um ano com a camisa rubro-negra é visto com bons olhos. Também não está descartado, caso o jovem queira seguir já para a Europa, um empréstimo para outros clubes do Velho Continente e, de preferência, em um grande centro.

PASSO A PASSO DE VINÍCIUS JÚNIOR

Estreia

No dia 13 de maio do ano passado, o jovem fez seu primeiro jogo como profissional, com apenas 16 anos. Foi contra o Atlético-MG, pelo Brasileiro, no Maracanã, após pedido da torcida. Ele jogou por apenas oito minutos

Venda para o Real

A especulação e interesse do Real Madrid já existiam, mas confirmação veio dez dias depois do primeiro jogo. O clube espanhol desembolsou 45 milhões de euros (cerca de R$ 154 milhões)

Primeiro gol

O primeiro gol como profissional aconteceu após 15 jogos. Foi diante do Palestino, do Chile, na Copa Sul-Americana, em uma vitória de 5 a 0 do Rubro-Negro.

Atuação de gala

Vinícius já tinha feito bons jogos, mas o confronto deste ano contra o Emelec, no Equador, pela Libertadores, marcou. Ele entrou no segundo tempo, marcou dois lindos gols e mudou a história da partida, dando a vitória ao Flamengo.

Titular absoluto

O jovem ganhou de vez a vaga na equipe com a venda de Everton para o São Paulo. Neste ano já são 22 jogos com oito gols assinalados, artilheiro da equipe na temporada.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos