Southgate explica Hart fora da Copa e fala sobre jovens: 'Estão famintos'

A Inglaterra anunciou a lista dos 23 nomes que estarão na Copa do Mundo na última quarta-feira. Um dia depois, o técnico Gareth Southgate passou pela sabatina dos jornalistas em entrevista coletiva. Questionado sobre a falta de experiência dos jogadores para o Mundial, o treinador explicou que a convocação levou em conta o momento de cada um em suas equipes.

- Sabemos que, normalmente, times que vencem as competições têm mais experiência do que nós. É o que a Alemanha, Espanha, Brasil e Argentina fazem. Mas temos grande fé no que podemos fazer. A única forma de ganhar experiência é estar lá. Eles são jovens, estão famintos, e queremos que eles aproveitem. Acho que pode até ser benéfico essa falta de experiência. O que eles têm a perder? É bom darmos um pouco de espaço e dar a eles a chance de preencher seus potenciais. Não deveríamos escolher um jogador mais experiente, mas não tão bom. Os jogadores vão errar pela forma como jogamos, mas eu assumo a responsabilidade por isso.

Southgate tambémexplicou a ausência de alguns jogadores importantes da seleção inglesa nos últimos anos. A principal ausência foi a do goleiro Joe Hart, de 31 anos, titular na última Copa do Mundo. Ele ficou fora da lista, preterido por Pickford, Butland e Pope.

- Claro que foi uma decisão difícil, porque ele foi parte da seleção nos últimos anos, mas eu tenho que analisar as performances nos últimos 18 meses. Ele recebeu a notícia de forma profissional, mas claro que ficou desapontado. Os três goleiros que escolhemos são os três melhores da liga na posição. Talvez seja corajoso convocar jogadores com tão poucas participações, mas temos que acreditar nesses caras.

Outros três que ficaram fora da lista da Inglaterra são Wilshere, Lallana (entre os suplentes) e Milner.

- Milner se aposentou do futebol internacional. Teve uma temporada esperacular. Mas eu não vi nenhuma sugestão de que haveria um interesse dele em voltar a jogar pela Inglaterra. Posso lembrar de um técnico que fez jogadores voltarem da aposentadoria, mas agora estou feliz com os jogadores que nós temos.

Southgate também falou dos jovens que foram lembrados para a Copa do Mundo. O treinador elogiou Alexander-Arnold, de 19 anos e titular do Liverpool.

- As performances dele têm sido excelentes. Ele mostrou, em jogos de muita pressão, a habilidade em cooperar com qualidade. Ele cresceu em um time em que as expectativas são altas e parece que estará na final da Champions. Há alguns jovens jogadores que não estão totalmente prontos, mas ele está.

VEJA A LISTA DA INGLATERRA

GOLEIROS: Butland (Stoke City), Pope (Burnley), Pickford (Everton)

DEFENSORES: Alexander-Arnold (Liverpool), Cahill (Chelsea), Jones (Manchester United), Maguire (Leicester), Rose e Trippier (Tottenham), Stones e Walker (Manchester City)

MEIAS: Dele Alli e Dier (Tottenham), Delph (Manchester City), Henderson (Liverpool), Loftus-Cheek (Crystal Palace), Young (Manchester United).

ATACANTES: Kane (Tottenham), Lingard e Rashford (Manchester United), Sterling (Manchester City), Vardy (Leicester), Welbeck (Arsenal)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos