Topo

Torcedor conta como nunca perdeu um jogo em 4 anos da Arena Corinthians

Torcida do Corinthians durante jogo contra o Palmeiras em Itaquera - Daniel Vorley/AGIF
Torcida do Corinthians durante jogo contra o Palmeiras em Itaquera Imagem: Daniel Vorley/AGIF

18/05/2018 08h00

Localizada na Zona Leste da cidade de São Paulo, a Arena Corinthians completa quatro anos nesta sexta-feira desde sua inauguração oficial. Data que não ficará marcada apenas por boas lembranças, mas também pela derrota contra o Figueirense por 1 a 0, gol marcado pelo Giovanni Augusto. Porém, foram apenas os primeiros 90 minutos de uma nova jornada alvinegra. E para contar melhor essa história repleta de emoções, o LANCE! conversou com Marcelo Garber, torcedor fanático do clube, que teve a oportunidade de comparecer em todos os jogos do Corinthians na Arena.

Com um ótimo retrospecto jogando em seu estádio, o Timão saiu derrotado apenas 11 vezes, em 133 partidas disputadas. Além de quatro títulos conquistados atuando em Itaquera: dois Campeonatos Paulistas (2017 e 2018) e dois Campeonatos Brasileiros (2015 e 2017). Residente do bairro Vila Mariana, Marcelo conta como alcançou este feito, o que a nova casa lhe proporcionou e sobre todas as emoções sentidas na Arena.

Amor ao Corinthians

Eu tenho o hábito de acompanhar o Corinthians há décadas e o último jogo que eu não fui em que o clube fosse mandante foi em uma partida contra o Internacional, no Pacaembu, em 17 de julho de 2011. Não pude comparecer apenas porque eu estava viajando, fora isso eu fui em todos os jogos dessa data em diante. Nesse período fui à Arena, Pacaembu, Canindé e alguns no interior. Eu tento ir em todos que eu posso, desde que eu tenha tempo e dinheiro, e nas últimas duas décadas eu programei minha vida para que isso fosse possível.

Arena Corinthians e os momentos mais marcantes

Jogar dentro de casa é outra coisa, você tem toda referência de localização, conhece todas as característica do gramado e a acústica da Arena é muito legal, favorece muito a torcida. Eu acho que nossa casa é fundamental nesse retrospecto que o Corinthians tem como mandante e apesar de tudo que passamos dentro do Pacaembu, hoje eu vejo que lá não tínhamos essa força. A Arena Corinthians é infinitamente superior.

Eu não me lembro de nenhum momento negativo, teve uma ou outra derrota, mas nada grave. Agora positivamente é difícil de escolher, o 6 a 1 contra o São Paulo foi bem legal, os títulos foram inesquecíveis, mas para mim o jogo mais marcante foi o 1 a 0 contra o Palmeiras, no Paulistão de 2017, em que estávamos com um a menos por conta de uma expulsão injusta e eles achavam que iriam nos golear. Até que Jô marcou no último minuto e fez com que esse fosse um dos melhores dias da minha vida.

Jogos fora de casa

Acompanho bastante como visitante também, em 2017 eu perdi cinco jogos no ano inteiro. Os que acontecem no exterior geralmente são mais complicados de ir devido a toda a parte econômica envolvida. Esse ano eu só perdi um jogo até agora, mas infelizmente não vou conseguir ir para a Venezuela. Eu tenho mantido uma média de 85% a 90% de presenças em jogos do Corinthians na última década e essa é a minha primeira opção de lazer, sempre que tenho tempo e dinheiro eu vou ao jogo do Corinthians.

Fiel Torcedor

Esse programa facilitou muito, se juntar todo tempo que passei em filas para comprar ingressos, acho que seria mais de um mês de espera. Desde a época em que comecei a acompanhar mesmo o clube, eu ia buscar ingressos na Federação Paulista de Futebol, na Brigadeiro Luis Antônio, pois a bilheteria abria de madrugada e eu tinha que chegar cedo lá, perdi muita aula. O Fiel Torcedor é uma maravilha especialmente para aqueles que priorizam o Corinthians, pois acabam tendo uma pontuação maior e alguns benefícios, como comprar ingressos antecipadamente. Então eu consigo escolher meu setor, mas não é que me sortearam para ir aos jogos, eu vou por conta própria e pela vantagem que o site me oferece. Eu priorizo o Corinthians e ele me prioriza, isso é fantástico, espero que esse programa se mantenha por muitos anos.

Preços dos ingressos

Geralmente quem reclama é o torcedor que quer ir apenas em jogo bom, mas quando é Corinthians e algum clube do interior, quarta-feira às 21h45 na Arena, não vai levantar do sofá. Quem reclama são aqueles que não conseguem comprar ingresso no preço mais popular por não serem sócios do Fiel Torcedor e optam apenas pelos jogos importantes. Justamente, os ingressos mais baratos vão para aqueles que acompanham sempre o Corinthians, quem não comparece com frequência deve pagar mais caro.

Qual sentimento a Arena te proporciona?

A Arena me proporciona algo que eu não conseguia ter no Pacaembu ou em outros estados que o Corinthians fosse mandante. Minha mãe tem 80 anos e eu há uns três anos, perguntei para ela o que gostaria de fazer nessa reta final de vida e a resposta dela me surpreendeu: "Eu quero ir a todos os jogos do Corinthians". No Pacaembu não era possível pois o estacionamento ficava longe e por algum motivo a Polícia Militar impede de usar o espaço oferecido pelo próprio estádio para deixar o carro em dia de jogos. Já a Arena me proporciona estacionar lá dentro, com facilidade de acesso, banheiro bem localizados e assim, minha mãe assiste as partidas com todo conforto. Estamos sempre no Setor Sul, então nos últimos três anos eu tive a oportunidade de levar minha mãe em quase todos os jogos e isso para mim é um motivo de imensa alegria. Não sei quanto tempo vamos fazer isso juntos, mas é um ponto a ser ressaltado na Arena. A acessibilidade e a facilidade de locomoção.