Topo

Estreante e 'rei' do Morumbi: por que Santos confia em Rodrygo e Gabigol

20/05/2018 07h00

O Santos enfrenta o São Paulo, neste domingo, às 16h, no Morumbi, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, e confia em duas de suas joias para vencer o clássico e se afastar das posições mais baixas da tabela de classificação: Gabriel e Rodrygo. Enquanto o primeiro é o "rei" dos clássicos e deu a vitória ao Peixe no primeiro San-São da temporada, o segundo fará sua estreia na casa do rival e chega motivado depois de bons jogos contra Palmeiras e Corinthians.

Rodrygo já enfrentou o rival alviverde três vezes. Na última, a mais recente, no segundo jogo da semifinal do Campeonato Paulista, marcou gol que empatou o mata-mata e levou a decisão às penalidades. Dos quatro clássicos disputados por ele no ano, foi titular contra o Corinthians, no empate no Pacaembu e perdeu outras vezes para o Palmeiras - na primeira fase do Paulistão e no jogo de ida da semifinal estadual.

O garoto de 17 anos tem o passado ligado ao Tricolor Paulista. Aos oito anos, jogava no futsal do São Paulo antes de ser convidado pelo Santos para "virar a casaca". Aceitou o convite e hoje é uma das principais armas do ataque alvinegro. Em 2018, são 22 jogos e seis gols marcados. No profissional do Peixe, Rodrygo estreou no ano passado, em novembro, depois de ter sido promovido pelo então técnico Elano.

Já Gabriel, aos 21 anos, reencontra o rival onde brilhou mais em 2018. Na primeira fase do Paulistão, anotou o gol da vitória do Santos no Morumbi e comemorou até com dança na bandeirinha do estádio tricolor. No começo do ano, o São Paulo chegou tentou sua contratação, a pedido do ex-técnico Dorival Júnior, mas não teve sucesso.

Em clássicos contra os rivais paulistas, Gabigol tem 12 gols - ao todo, no Alvinegro, são 67 tentos. Especificamente contra o São Paulo, são três. E com uma mudança de posicionamento nos últimos jogos, alternando com Eduardo Sasha entre a ponta e o meio do ataque, o Peixe espera que o camisa 10 siga correspondendo à altura em jogos grandes como o deste domingo.

Contra Corinthians, Palmeiras e São Paulo, o atacante venceu 18 dos 33 jogos disputados somadas suas passagens pelo Alvinegro.