Taffarel enaltece Alisson e justifica escolhas: 'Convocamos os melhores'

Apesar do grupo de 20 jogadores convocados por Tite já estar na Granja Comary, ainda não foi nesta terça-feira que um deles falou com a imprensa. A missão coube aos preparadores de goleiros Taffarel e Rogério Maia. E o dono da meta no quarto título mundial do Brasil, em 1994, foi sabatinado sobre a escolha de Alisson, Ederson e Cássio para defender a Seleção na Copa.

Sobre o jogador da Roma, Taffarel não poupou elogios para apontar seu crescimento atuando no futebol italiano e foi além: colocou Alisson entre os melhores goleiros da atualidade:

- Vejo o Alisson com muito brilho. Ele tem uma técnica muito boa. Isso faz com que jogue como uma maneira segura, dê tranquilidade para a defesa. Os demais jogadores sentem isso. Esse brilho precisa aparecer na hora certa. Eu peguei pênaltis no momento certo. E isso que eu espero para ele. E espero que na Copa ele mostre esse talento. É um cara muito iluminado e que hoje está entre os melhores do mundo na posição - declarou.

Apesar de Alisson e Ederson serem nomes certos na lista de Tite, a escolha do terceiro nome gerou muita expectativa e especulação. Cássio foi o eleito no fim, e Taffarel explicou o motivo pela escolha do jogador do Corinthians em relação a Neto, do Valencia, que também estava na disputa.

- Lógico que damos o pitaco na hora da escolha dos goleiros. Temos obrigação de fornecer ao Tite todo o tipo de informação. Debatemos e chegamos a uma decisão unânime. A convocação foi feita dessa maneira. O nome do Cássio foi decidido assim. O Neto participou pouco tempo com a gente, apesar do bom Espanhol que ele fez. Mas o Cássio, por tudo que fez nos últimos anos, nos deu segurança para colocá-lo na lista - declarou.

Taffarel ainda foi questionado por outros dois nomes que, apesar de terem uma grande sequência em seus clubes, não foram chamados: Fábio, do Cruzeiro, e Vanderlei, do Santos. A explicação do preparador de goleiros foi taxativa em ambos os casos:

- Na nossa avaliação, chamamos os goleiros que julgamos os melhores para servir a Seleção. A gente tinha goleiros mais preparados para vir à Seleção do que o Fábio. Não vejo que uma não convocação faça dele um jogador abaixo. Isso na Seleção é algo normal. Houve conversa, visita e avaliação do Vanderlei. Talvez ele entra no quadro dos goleiros que são bons, mas que para a Seleção tem outros melhores. O Vanderlei vem bem desde o tempo de Figueirense. Mas, no nosso modo de ver, os goleiros que estão aqui são melhores do que estão fora - declarou.

A programação da Seleção nesta terça-feira teve uma novidade. Diferente do que foi divulgado previamente, haverá nesta tarde um treino no campo, o primeiro neste período na Granja. Serão apenas quatro jogadores. Contudo, Neymar estará nele. Com o camisa 10 estará GabrIel Jesus, Danilo e Ederson.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos