Topo

Doce de leite, mate e PS4: como a Argentina se sente em casa na Rússia

13/06/2018 08h00

O Bronnitsy Training Center, na pacata cidade de Bronnitsy, a 50 quilômetros de Moscou, está tingido de azul e branco. A casa da seleção argentina durante a Copa do Mundo, normalmente utilizada por equipes russas de diferentes esportes, passou por uma reforma que custou cerca de 2 milhões de dólares e está toda equipada para que Messi e seus companheiros sintam-se à vontade durante a busca pelo tricampeonato.

Foram instaladas oito churrasqueiras no local. Diferentes cortes de carne viajaram à Rússia junto com a delegação, embalados a vácuo, e uma nova remessa será enviada da Espanha se for necessário. Não poderia faltar doce de leite, guloseima bastante tradicional na Argentina. São 50kg do produto e outros 50kg de goiabada.

A bagagem também foi lotada de erva mate, matéria prima para a bebida quente que os jogadores costumam levar para cima e para baixo a tiracolo. São 200 quilos, o dobro do que foi mandado ao Brasil em 2014 - e que acabou ainda na primeira fase. Os atletas e a comissão técnica receberam um kit de um patrocinador com bolsa térmica, garrafa e erva para preparar o mate.

Uma das 90 pessoas da delegação é Diego Locovone, chef de cozinha que trabalha para a seleção há vários anos. Ele vai comemorar seu aniversário durante a estadia na Rússia, no dia 24 de junho, junto com... Lionel Messi, que completará 31 anos no mesmo dia.

O centro de treinamentos tem uma imensa área de convivência para os jogadores e seus familiares. Há brinquedos para as crianças e para os adultos. O preferido certamente é o Playstation 4, que pode ser ligado a um telão. Também é possível se divertir com pebolim, arco e flecha e até um saco de pancadas.

Esse espaço é decorado com um imenso painel com a frase "hoje celebraremos como família". São 98 quadros espalhados pelo local com diferentes frases. Algumas foram retiradas de músicas, como "una marca tuya llevará mi corazón" ou "meu coração carregará uma marca sua". Trata-se de um trecho de "Nunca Quise", canção da banda Intoxicados. Há painéis com figuras de todos os jogadores convocados, e até dos cortados Romero e Lanzini. Em alguns, eles aparecem vestidos como gladiadores.

Os jogadores estão instalados em duplas. Como são 23 convocados, foi inevitável que um deles tivesse o privilégio de dormir sozinho. Messi? Que nada... O escolhido foi o meia Éver Banega, do Sevilla. Messi está com o amigo Sergio Aguero no quarto 221. Higuain e Dybala, Mascherano e Biglia, Di María e Lo Celso são outras duplas formadas.

O centro de treinamentos possui academia de última geração, piscinas, saunas, jacuzzis, três campos... O único contratempo até agora aconteceu na segunda-feira, quando a seleção fez um treino aberto para jornalistas e torcedores. Cerca de 500 pessoas conseguiram entrar, mas outras dezenas se frustraram do lado de fora, incluindo profissionais de imprensa de diversos países.

A Argentina estreia no sábado, às 10h (de Brasília), em Moscou, contra a Islândia.