Curiosidades das Copas: A curta existência do 'Gol de Ouro'

A Copa de 1998 teve uma novidade: as partidas que iam para a prorrogação, seriam imediatamente encerradas caso um dos times balançasse as redes. Era o "gol de ouro", termo que substituiu "Morte Súbita", pelo evidente mau gosto desta última expressão. A medida prevaleceu apenas no Mundial disputado na França e no seguinte, sediado conjuntamente por Japão e Coreia do Sul. Assim, quatro confrontos na história do torneio tiveram um vencedor dessa forma.

O primeiro deles envolveu justamente a mandante França, nas oitavas de 98. Após o 0 a 0 com o Paraguai no tempo regulamentar, os franceses flertaram com a vexatória eliminação precoce para o time comandado por Carpegiani. Mas o gol de Blanc no finzinho classificaria os futuros campeões, evitando a decisão por pênaltis. Outros jogos daquele Mundial foram à prorrogação, produzindo grande tensão, mas sem que saísse o 'gol de ouro': Argentina x Inglaterra, Itália x França e Brasil x Holanda - todos resolvidos na disputa por pênaltis.

Em 2002, o 'gol de ouro' teve grande protagonismo. O Senegal, que disputava sua primeira Copa, eliminou a Suécia dessa forma nas oitavas e provou do mesmo veneno diante da Turquia, nas quartas de final, sendo derrotado. Mas o jogo com maior repercussão definido dessa maneira foi entre um dos anfitriões, a Coreia do Sul, contra a Itália, nas oitavas. Os sul-coreanos obtiveram a vaga com gol de Jung-hwan, que atuava no italiano Perugia, aos 12 minutos do segundo tempo da prorrogação. Essa partida, assim como a dos asiáticos contra a Espanha, na fase seguinte, ficou marcado por polêmicas de arbitragem: a expulsão de Totti e gol anulado de Tommasi.

Os 'gols de ouro' dos Mundiais

Paraguai 0 x 1 França - oitavas de final da Copa de 98

?Laurent Blanc, aos 14 minutos do segundo tempo da prorrogação

Coreia do Sul 2 x 1 Itália - oitavas de final da Copa de 2002

?Jung-hwan aos 12 minutos do segundo tempo da prorrogação

Senegal 2 x 1 Suécia - oitavas de final da Copa de 2002

Henri Camara aos 14 minutos do primeiro tempo da prorrogação

Turquia 1 x 0 Senegal - quartas de final da Copa de 2002

Mansiz aos quatro minutos do primeiro tempo da prorrogação

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos