Topo

Curiosidades das Copas: Turco fez o gol mais rápido dos Mundiais

14/06/2018 12h38

Bastaram 11 segundos para Hakan Sukur abrir o placar a favor da Turquia contra a Coreia do Sul. Foi em 2002, na disputa de terceiro lugar do Mundial dividido pelos sul-coreanos com os japoneses, que saiu o gol mais rápido da história das Copas do Mundo. O lance-relâmpago aconteceu na cidade coreana de Daegu, no World Cup Stadium, e o confronto terminaria 3 a 2 para os "visitantes".

O detalhe é que Sukur era a maior estrela do futebol turno na ocasião e esse foi o único gol dele na edição asiática do Mundial. O suficiente para ter o nome gravado na história. Foi a maior campanha da Turquia em todos os tempos, com aquele jogo sacramentando um incrível terceiro lugar. Curiosamente, o país, que tem um parte territorial na Europa e outro na Ásia, esteve duas vezes no caminho do pentacampeão Brasil. Na estreia das duas seleções e na semifinal - aquela do gol de "biquinho" de Ronaldo Fenômeno.

O gol de Sukur deu fim ao recorde que durou 40 anos. Na Copa de 1962, Vaclav Masek fez aos 16 segundos gol para a Tchescolováquia contra o México, na primeira fase, em jogo de grupo que tinha o Brasil. A Seleção canarinho seria bicampeã na ocasião vencendo justamente os tchecos na finalíssima.

O RECORDISTA

Campanha da Turquia na Copa de 2002

Turquia 1 x 2 Brasil - primeira fase

Turquia 1 x 1 Costa Rica - primeira fase

Turquia 3 x 0 China - primeira fase

Turquia 1 x 0 Japão - oitavas de final

Turquia 1 x 0 Senegal - quartas de final

Turquia 0 x 1 Brasil - semifinais

Turquia 3 x 2 Coreia do Sul - disputa de terceiro lugar