Topo

Chicharito faz apelo aos mexicanos por fim de gritos homofóbicos

20/06/2018 14h57

Jogador mais badalado do México, Chicharito Hernández foi à sua conta oficial no Instagram para fazer um apelo aos mexicanos presentes na Rússia. O atacante pediu que o fim dos gritos homofóbicos nos jogos da Copa do Mundo a fim de evitar nova sanção da Fifa, ratificando esforços da Federação Mexicana de Futebol em alertar os mesmos.

- Para todos os torcedores mexicanos nos estádios, não gritem 'puto'. Não vamos arriscar outra sanção - escreveu Chicharito.

O fato acabou ocorrendo neste domingo, na estreia diante da Alemanha, no Estádio Lujniki, em Moscou (RUS) - cujo resultado foi uma surpreendente vitória da La Tri, que foi muito bem, por 1 a 0, com gol de Lozano.

O episódio, que ocorre quando o goleiro adversário cobra o tiro de meta, foi escutado em duas oportunidades ainda no primeiro tempo da partida, que terminou com vitória do México por 1 a 0, gol anotado por Lozano.

MAIS SOBRE O CASO *

Procurada para saber se puniria de alguma forma o México pelo episódio, a Fifa informou através de um comunicado que está apurando os fatos:

- A Fifa está coletando os diferentes relatórios de partidas e possíveis evidências em relação ao assunto, incluindo a do observador da luta contra a discriminação que esteve presente no jogo como parte do sistema de monitoramento anti-discriminação da Fifa.

A entidade máxima do futebol tem aplicado multas em episódios que remetam a discriminação ou mesmo a gritos homofóbicos. A própria CBF foi multada em mais de uma oportunidade durante as Eliminatórias para a Copa da Rússia devido aos gritos de "bicha" em situação semelhante a que os mexicanos fizeram no duelo deste domingo.

Antes desta edição da Copa do Mundo, Federação Mexicana criou uma cartilha para os torcedores informando sobre os riscos que esse tipo de atitude poderia acarretar. No entanto, pelo menos no primeiro jogo do país na Rússia, o esforço acabou sendo em vão.