Topo

Freado em 1990, técnico da Costa Rica reencontra Taffarel na Copa

20/06/2018 13h25

Dos encontros proporcionados pelo futebol, um em especial marcará o próximo jogo do Brasil na Copa do Mundo da Rússia, nesta sexta-feira, em São Petersburgo: hoje técnico da Costa Rica, o ex-meia Óscar Ramírez foi freado pelo ex-goleiro Taffarel no Mundial de 1990, na Itália. O hoje preparador de goleiros da Seleção Brasileira, fechou o gol e viu a seleção canarinho vencer por 1 a 0, em partida válida pela primeira fase da competição, com gol de Muller.

Foi a primeira Copa do Mundo disputada pelos costarriquenhos. Ramírez é considerado um dos nomes de maior expressão do futebol costarriquenho. Afinal, justamente na Copa de 1990 foi quem comandou o meio campo de uma das seleções mais promissoras do país, que se classificou às oitavas de final - perdendo por 4 a 1 para a Checoslováquia. Foi a primeira participação da seleção em Mundiais.

O árduo desafio de Ramírez agora é parar nomes como Neymar e Philippe Coutinho da partida nesta sexta-feira, às 9h (horário de Brasília), em São Petersburgo. A partida é decisiva para os dois lados. Afinal, os costarriquenhos perderam na estreia para a Sérvia e o Brasil tropeçou, ficando apenas no empate contra a Suíça. Portanto, as duas seleções precisam da vitória.

Na Copa de 2014, os Ticos fizeram história ao se classificarem às quartas de final do torneio de maneira invicta, depois de passar pela fase de grupos em primeiro lugar, mesmo com Uruguai, Inglaterra e Itália no mesmo chaveamento e de eliminar a Grécia nas oitavas de final. No fim, acabaram eliminados pela Holanda. Na época, Jorge Luis Pinto era o treinador.

Uma das curiosidades de Ramírez é que nunca trabalhou, seja como jogador ou treinador, fora da Costa Rica. Sempre esteve envolvido no futebol nacional. Ele assumiu o cargo de treinador da seleção em agosto de 2015.

Já Taffarel, um dos heróis do tetracampeonato em 1994, é o preparador de goleiros da Seleção desde que Dunga assumiu o cargo de técnico, em 2014, após a saída de Felipão. Taffarel foi um dos poucos nomes a ser mantido na comissão técnica de Tite, quando o ex-técnico do Corinthians assumiu o cargo, em 2016.