Topo

Holandês de título do Brasil em 2013 apitará jogo contra a Costa Rica

20/06/2018 09h38

O holandês Bjorn Kuipers será o árbitro da partida entre Brasil e Costa Rica, marcada para sexta-feira, às 9h (horário de Brasília), em São Petersburgo, e válida pela segunda rodada do Grupo E da Copa do Mundo. Kuipers será auxiliado pelos compatriotas Sander Van Roekel e e Erwin Zeinstra.

Bjorn Kuipers foi o árbitro da final da Copa das Confederações de 2013, jogo no qual a Seleção Brasileira bateu a Espanha por 3 a 0, no Maracanã, e faturou o título. Na Copa da Rússia, por enquanto, já apitou a vitória de 1 a 0 do Uruguai sobre o Egito, na primeira rodada.

O árbitro mexicano César Ramos, responsável por apitar o jogo entre Brasil e Suíça na estreia do Mundial, foi alvo de muitas críticas da CBF por não ter utilizado o recurso do VAR para, na opinião da entidade, invalidar gol marcado por Zuber, que teria cometido falta em Miranda, e anotar pênalti em cima de Gabriel Jesus, que teria sido cometido pelo zagueiro Akanji.

A CBF enviou carta à Fifa solicitando explicações formais do procedimento para a utilização do árbitro de vídeo e, por enquanto, aguarda resposta da entidade máxima do futebol mundial.