Topo

Flamengo se acerta com Doyen e vai quitar dívida por Marcelo Cirino

Atacante Marcelo Cirino deixou o Flamengo em abril do ano passado - Pedro Martins/AGIF
Atacante Marcelo Cirino deixou o Flamengo em abril do ano passado Imagem: Pedro Martins/AGIF

21/06/2018 08h00

O Flamengo se acertou com a Doyen e vai quitar até dezembro a dívida de R$ 20 milhões que tem com o grupo, em relação à contratação de Marcelo Cirino, em 2014.

À época, o clube fez um acordo do qual teria que pagar 3,5 milhões de euros aos investidores e mais juros de 10% ao ano, caso a Doyen não recuperasse o investimento no jogador ate dezembro de 2017. O fato não aconteceu e o Flamengo precisa acabar com a dívida.

O clube vai usar o fluxo de caixa, com as entradas de dinheiro das vendas de Everton e Vinícius Júnior, além do pagamento árabe em relação à venda de Hernane Brocador, para acertar tudo o que deve. Agora, o clube via depositar metade do valor e em dezembro vai quitar o que deve. O acordo foi feito em duas prestações para aliviar o Rubro-Negro.

Inicialmente, o Flamengo iria pagar uma parte da dívida com o dinheiro da venda de Felipe Vizeu, mas a entrada dos valores de Vinícius Júnior, além do pagamento dos árabes por Hernane, mudaram os planos. Vizeu será pago pela Udinese em duas parcelas, uma nesta temporada e a outra na metade do próximo ano. Já o Real vai pagar cerca de R$ 67 milhões restantes por Vinícius a partir da assinatura do contrato e da confirmação da ida para a Espanha.

Ciente desses altos valores, o Flamengo conseguiu convencer a Doyen em fazer o acerto em duas parcelas até dezembro. Na próxima semana, o Rubro-Negro deve enviar o valor acordado e já colocar os gastos no balanço trimestral.

Agora, o Flamengo passará a ter 50% dos direitos econômicos do jogador. A outra metade é do Atlético Paranaense, clube que revelou Cirino e que o abriga após o retorno do futebol dos Emirados Árabes, onde passou por empréstimo.

Cirino treina no Atlético e está nos planos do técnico Fernando Diniz para a volta do recesso da Copa do Mundo. Entretanto, o jogador segue em busca de uma negociação, com a permanência no Furacão ainda não confirmada.

Ele só poderá ser inscrito para o Brasileirão na reabertura da janela, após o final da Copa. O contrato dele com o Atlético vai até o final de 2019, com o Flamengo passando a ser oficialmente o dono de 50% dos direitos econômicos a partir de agora.