Após encantar, México pode repetir feito de 2002 e encaminhar vaga

Uma vitória diante da frágil Coreia do Sul, adversária deste sábado, pela segunda rodada do Grupo F da Copa do Mundo, deixará o México com a vaga encaminhada às oitavas de final - caso a Alemanha não vença a Suécia, a classificação estará assegurada. Para isso, terá que repetir um feito que não ocorre desde 2002, ao longo de suas 16 participações em Mundiais: triunfar por duas vezes consecutivas na fase de grupos.

Naquela ocasião, a seleção comandada por Javier Aguirre bateu a Croácia na estreia, com o mesmo placar ao debutar nesta Copa (1 a 0), com gol do então camisa 10 Blanco. Na segunda rodada, o triunfo se deu por 2 a 1 sobre o Equador, com as marcas do matador Borgetti e de Torrado.

Há 16 anos, nas sedes Japão e Coreia do Sul, o grupo era o G e a La Tri avançou na primeira colocação, ficando à frente, inclusive, da Itália - as seleções empataram em 1 a 1 pela terceira rodada, em jogo apitado pelo brasileiro Carlos Eugênio Simon. No entanto, o México encerrou a sua participação ao cair nas oitavas de final.

Por falar em queda na oitavas, este destino tem encontrado os mexicanos há seis Copas do Mundo. Porém, um fator que pode fazer com que a atual seleção, treinada por Juan Carlos Osorio, vá mais longe é a presença do ídolo e líder Rafa Márquez. Hoje aos 39 anos, o zagueiro ex-Barcelona estava nos últimos quatro Mundiais, inclusive o citado de 2002, e pode colaborar, sobretudo no quesito psicológico, a não repetições de erros do passado.

Em sua história, o México nunca passou das quartas de final - fase no qual chegou em 1970 e 1986, nas duas edições em que foi sede. O início animador na atual edição faz com que Osorio e companhia, que já afirmaram priorizar a "ilusão de grandes feitos", possam projetar voos mais altos. A Coreia que se cuide neste sábado, em Rostov, a partir das 12h (de Brasília).

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos