Topo

CR7 sozinho ou Irã: quem acertou mais finalizações na Copa do Mundo?

22/06/2018 06h00

Na próxima segunda-feira, às 15h (horário de Brasília), em Saransk, Portugal e Irã fazem pelo Grupo B um confronto direto por vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo. Logicamente, a maior esperança lusa é Cristiano Ronaldo. E o grande astro da competição na Rússia até agora tem, sozinho, mais finalizações certas do que a equipe adversária.

De acordo com números do Footstats, CR7 tem quatro finalizações em direção ao gol adversário no Mundial e balançou as redes em todas elas (três contra a Espanha e uma contra Marrocos), tornando-se o artilheiro isolado do torneio. É o dobro dos iranianos.

Somente dois comandados de Carlos Queiroz, técnico português à frente da equipe do Oriente Médio, finalizaram na direção correta: os atacantes Alireza Jahanbakhsh e Sardar Azmoun, ambas contra Marrocos, mas sem balançar as redes. O único gol do time na Copa foi contra, diante do Marrocos, nos acréscimos, na estreia.

Ainda na comparação com Cristiano Ronaldo, o atual dono do título de melhor jogador do mundo também arrisca quase tanto quanto seus oponentes na segunda-feira. Além das quatro finalizações certas, o português tem outras seis erradas, computando dez no total. O Irã finalizou 12 vezes, sendo dez erradas - cinco contra Marrocos e outras cinco na derrota por 1 a 0 diante da Espanha.

Claramente dependente do seu camisa 7, autor de todos os quatro gols da seleção no Mundial, Portugal finaliza bem mais do que os iranianos. Se o time de Carlos Queiroz tem 12 finalizações, os lusitanos possuem 18 (como já citado, dez são de Cristiano Ronaldo): são cinco certas (três contra Espanha e dois contra Marrocos) e 13 erradas (cinco contra Espanha e oito contra Marrocos).

Portugal e Espanha dividem a liderança do Grupo B com o mesmo número de pontos (quatro), saldo de gols (um) e gols marcados (quatro), mas os lusos ficam atrás dos vizinhos ibéricos no número de cartões amarelos (dois a um), que também é um critério de desempate. O Irã aparece em terceiro lugar, com três pontos - Marrocos, já eliminado, está na lanterna, sem nenhum ponto.

O técnico de Portugal, Fernando Santos, já disse que não se importa em passar às oitavas de final como líder ou segundo colocado da chave. Como basta um empate diante do Irã, não é de se esperar que os lusitanos finalizem tanto. Caberá aos comandados de Carlos Queiroz arriscar mais do que costuma. E, obviamente, não dar muitas chances a Cristiano Ronaldo.