Topo

As sombras que crescem na Seleção: quem pode roubar vaga de titulares

23/06/2018 06h00

Dos 23 convocados por Tite, 11 chegaram à Rússia com status de titular. Quatro deles, porém, tem suas vagas no time ameaçadas passados os dois primeiros jogos da Copa do Mundo. Consequência de boa atuação de um quarteto de suplentes nas partidas contra Suíça e Costa Rica: Fagner, Renato Augusto, Douglas Costa e Roberto Firmino aproveitaram as oportunidades dadas pelo treinador e brigam para se firmarem entre os principais.

Fagner: lesão de Danilo abriu brecha para jogador do Corinthians

Na véspera da partida contra a Costa Rica, o lateral-direito Danilo teve diagnosticada uma lesão no quadril. Com isso, imediatamente Tite confirmou Fagner como titular para a partida em São Petersburgo. Com a confiança do treinador com quem trabalhou no Corinthians, Fagner aproveitou bem a chance.

Além de mostrar segurança na defesa, se arriscou no ataque e deu bons cruzamentos, principalmente na etapa final da partida, quando a ansiedade pela estreia na Copa do Mundo já havia passado. Danilo não tem prazo de retorno e, neste momento, a tendência é que Fagner seja mantido para a partida contra a Sérvia, na próxima quarta-feira (27).

Renato Augusto: recuperado homem de confiança de Tite

?Os primeiros dias de preparação de Renato Augusto para a Copa do Mundo foram um tanto quanto angustiantes, já que o jogador teve de lidar com problemas no joelho esquerdo. Embora não tenha tido lesão constatada, perdeu a vaga de titular dos dois últimos amistosos antes do Mundial e viu o 4-1-4-1 de Tite se encaixar com Philippe Coutinho.

Recuperado do problema no joelho, está à disposição do treinador e foi usado no primeiro jogo da Copa do Mundo, contra a Suíça, na vaga de Paulinho. O volante caiu de rendimento nos últimos dois jogos em comparação com a fase de preparação para o Mundial e corre o risco de perder a vaga para Renato,. Tite ainda busca equilíbrio no time e isso passa pela força no lado direito.

Douglas Costa: solução para o lado direito?

Se Renato corre por fora pela vaga por ter a confiança de Tite, Douglas Costa ainda não emendou sequência como titular da Seleção, mas surpreendeu positivamente no jogo contra a Costa Rica, como já havia sido contra a Rússia na fase pré-Copa. Com Willian muito abaixo do esperado, cometendo erros sequenciais nos dois primeiros jogos, o camisa 7 entrou no intervalo contra a Costa Rica e deu muito mais força ao lado direito.

Com boas infiltrações, velocidade e até assistência para Neymar no fim do jogo, o atacante mostrou agressividade para pressionar na frente e equilibrou as chegadas do Brasil com boas jogadas pela direita - o lado esquerdo do time, atém então, tinha quase que o monopólio das jogadas ofensivas, com Marcelo, Coutinho e Neymar.

Firmino: elogios e encantamento de Tite

?Após o jogo contra os costarriquenhos, o técnico Tite disse estar "descobrindo características" novas em Roberto Firmino. Após excelente temporada pelo Liverpool, que culminou até com o vice-campeonato da Liga dos Campeões, o atacante chegou com moral para a Copa do Mundo da Rússia, mas ciente de estar atrás de Gabriel Jesus na disputa pela posição de centroavante.

Mesmo assim, no segundo jogo da Copa, Firmino entrou quando Jesus ainda estava em campo e acabou cumprindo uma função de meio-campista no time. Questionado, Tite não descartou usar os dois jogadores, embora a chance seja remota.

- Temos um tempo junto com os atletas, e as características fazem com que você possa arriscar a execução de uma função. Estudamos bastante o Firmino na posição que ele tem, o adversário com uma linha de cinco e uma de quatro. E nisso estão inseridas as virtudes que ele tem ali. Conversamos, não treinamos, mas preparamos o atleta para essa função. Chamei ele: 'A gente vai criando algumas alternativas táticas'. Quando mostrei para ele no quadro ele abriu um sorriso: 'Professor, eu gosto de jogar ali, eu tenho essa condição'. A gente está descobrindo as características do atleta - analisou o treinador.

A Seleção Brasileira volta a treinar em Sochi neste sábado às 10h de Brasília. Tite começará a pensar na estrategia para encarar a Sérvia no último jogo da fase de grupos e a partir daí saberemos quão fortes estão as sombras na Seleção.