Topo

Southgate pede desculpas e diz entender papel da imprensa

23/06/2018 17h04

Após criticar a imprensa inglesa depois do vazamento de fotos com a escalação da Inglaterra, o técnico Gareth Southgate voltou atrás em seu discurso. Em entrevista coletiva neste sábado, véspera do duelo diante do Panamá, em Nihzny Novgorod, ele se desculpou pelas declarações aos jornalistas.

- Não há drama. A foto do outro dia não era nem a do time. Estou muito tranquilo. Entendo que alguns caras tiveram problemas nas redes sociais. Peço desculpas por isso - não desejo isso para ninguém. Estamos abertos porque é uma experiência melhor para todos. Não estamos abertos para nada em troca. Estamos muito abertos porque sentimos que é uma melhor experiência para todos - afirmou o treinador, lembrando que alguns jornalistas foram atacados nas redes sociais.

A imagem publicada pelo jornal "Daily Mirror" mostrava o nome de Rashford na vaga de Sterling em um campinho, que estava nas mãos do assistente Steve Holland, na última quinta-feira. Já Dele Alli aparecia com o "medical" ao lado. O meia do Tottenham se recupera de lesão na coxa direita e deve dar lugar a Loftus-Cheek.

Neste sábado, Southgate garantiu entender a divulgação da foto.

- Eu entendo totalmente que a imprensa tem um papel em reportar a notícia. É definitivamente uma vantagem para nós ou o adversário se você sabe as táticas do outro time. Não espero que a mídia nos apoie em termos de como eles trabalham, mas sei que torcem para que façamos uma boa Copa. Estou realmente tranquilo sobre a última semana quando o time foi divulgado três dias antes do jogo. Entendo que é algo que não podemos controlar.

Por fim, Southgate falou sobre o jogo contra o Panamá. O técnico garantiu que a Inglaterra vai entrar em campo com a seriedade que exige uma Copa do Mundo.

- Nós olhamos para a forma do adversário, seus princípios de jogo, sua abordagem tática geral. Podemos escolher uma ou duas qualidades principais, mas tendemos a não nos concentrar muito no individual, seja contra quem for. Foi o mesmo quando enfrentamos a Alemanha e o Brasil. O importante é que os jogadores conheçam o nosso sistema, onde estão as lacunas que podemos explorar no adversário, de onde virão as ameaças, então vamos focar na individualidade num nível menor, se acharmos que é uma ajuda para jogadores específicos que estejam jogando contra eles.

Uma vitória basta para a Inglaterra garantir classificação antecipada para as oitavas de final.