Topo

Lesão de Douglas Costa abre caminho para estreia de Taison na Copa

24/06/2018 05h12

Antes considerado a última opção do ataque para a Seleção Brasileira na Copa do Mundo, Taison agora vê a estreia no Mundial na Rússia mais próxima. Isso se deve a dois fatores: a deficiência do Brasil de criar jogadas ofensivas pelo lado direito e a lesão de Douglas Costa, que tinha resolvido o problema durante o segundo tempo do jogo contra a Costa Rica, mas agora não tem previsão de retorno.

Sem Douglas, que sofreu uma lesão na parte posterior da coxa direita, Tite só tem uma opção para a vaga do ainda discreto Willian se não quiser mudar a estrutura do time: Taison. A outra seria deslocar Philippe Coutinho para jogar aberto pela direita, mas o camisa 11 se encontrou atuando por dentro próximo a Neymar e é o artilheiro da Seleção na Copa com dois gols. Tite, a princípio, não está disposto a mexer nisso.

Assim, tenta criar novas opções ofensivas. No treino deste sábado, reapresentação após a vitória sobre a Costa Rica, o técnico deu atenção especial a três jogadores, após a atividade normal com os reservas. Foram eles: o volante Fred, e os atacantes Taison e Roberto Firmino. Esse último iniciou como reserva de Gabriel Jesus, mas contra a Costa Rica os dois atuaram juntos, gerando uma nova opção ao time, embora Tite admita que seja para situações de emergência.

No treino, os jogadores foram forçados a jogadas de um contra um, em que o auxiliar Matheus Bachi, filho de Tite, simulava o zagueiro. Matheus cobrou velocidade e explosão dos atacantes, tudo isso sob os olhares atentos do pai. A comissão técnica sabe da importância de preparar essas opções para um Mundial disputadíssimo e que se aproxima da fase de mata-mata. Taison tem recebido elogios neste sentido.

Com Taison, Tite já tinha feito uma mudança que o aproximou mais de jogar. Nos treinos em Sochi, o treinador deslocou o atacante para jogar aberto pelo lado direito, posição incomum na carreira do jogador, acostumado a atuar pelo lado esquerdo do ataque ou mais centralizado. Isso porque Willian tinha ido mal na estreia e, com o lado esquerdo consolidado com Coutinho e Neymar, era preciso criar opções para o outro setor. Por ironia do destino, Douglas Costa, reserva imediato da ponta, se lesionou, aumentando as chances de Taison entrar em campo na Copa do Mundo.

Para a partida contra a Sérvia, na próxima quarta-feira em Moscou, a tendência é que Tite mantenha Willian aberto pela direita. No entanto, após dois jogos abaixo, sendo substituído no intervalo contra a Costa Rica, o atacante corre risco de perder a posição.

BRIGA NO MEIO

Caso tenha de optar por deslocar Coutinho para a ponta e retomar a formação de seu início de trabalho, Tite tem pelo menos três opções para a vaga no meio de campo: Renato Augusto, Fernandinho e Fred, que corre por fora.

Renato entrou bem contra a Suíça no lugar de Paulinho e por muito tempo foi esse meia organizador pelo lado esquerdo, perdendo a posição apenas na reta final de preparação. Fernandinho iniciou assim no amistoso contra a Croácia, em Londres, antes da Copa, mas foi substituído no intervalo. Já Fred tem o apreço da comissão técnica e, após se recuperar de um problema no tornozelo, tem feito bons treinos.